MENU

11/08/2022 às 17h01min - Atualizada em 11/08/2022 às 17h01min

TJMA, OAB e Defensoria Pública discutem aprimoramento da Justiça Estadual

A reunião aconteceu em data especial que se comemora o Dia da Advocacia e o Dia da Magistratura

Danielle Limeira
Asscom TJMA
Presidente da OAB, Kaio Saraiva, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, e o defensor-geral Gabriel Furtado discutiram assuntos importantes - Foto: Divulgação / Ribamar Pinheiro
 
Com o objetivo de discutir o aprimoramento do sistema de Justiça no Maranhão, com ênfase no fortalecimento das relações institucionais, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, reuniu-se com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, Kaio Saraiva e o defensor-geral Gabriel Furtado. O encontro aconteceu, nesta quinta-feira (11/8), data em que se comemora o Dia da Advocacia e o Dia do Magistrado.

Durante a reunião, o desembargador Paulo Velten destacou a relevância de se discutir assuntos de interesse do Poder Judiciário, em um dia tão significativo para os profissionais de Direito. “É uma ótima oportunidade para ouvirmos uns aos outros, no sentido de desenvolvermos um diálogo institucional e aprimorarmos as nossas relações, a fim de traçarmos um cenário para o futuro da Justiça no Estado”, disse o magistrado.

Como resultado do encontro, o presidente do TJMA anunciou a organização de um congresso com as instituições de Justiça estadual, com o intuito de congregar experiências e discutir pautas importantes que envolvem o Judiciário, a advocacia pública e privada e a sociedade. 

O presidente da OAB, Kaio Saraiva, agradeceu a iniciativa do desembargador Paulo Velten, ao promover o encontro em data memorável, e enfatizou que o diálogo é condição imprescindível para que seja possível o avanço das instituições. “Estamos, cada vez mais, estreitando as relações institucionais em prol da sociedade, da advocacia e de uma entrega de prestação jurisdicional cada vez mais célere, efetiva e que traga resultados positivos a toda a sociedade”, frisou.

O defensor-geral da Justiça no Maranhão, Gabriel Furtado, ressaltou a garantia de resultados satisfatórios quando as ações são desenvolvidas por meio de parcerias, a exemplo dos projetos Carreta dos Direitos (Defensoria) e Conciliação Itinerante (TJMA), que aconteceram em recente itinerância nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Marajá do Sena, Paulo Ramos e Bom Lugar.

“As ações itinerantes de acesso à Justiça em locais distantes, no interior do Maranhão, é uma parceria que vêm crescendo ao longo dos anos e que, agora, atingiu um patamar de excelência na atual gestão do TJMA”, afirmou o defensor, acrescentando a importância de se refletir, nessa data, onde a Justiça Estadual deve chegar. “Essa conversa foi muito bem-vinda, demonstra a sensibilidade do Poder Judiciário em construir um caminho melhor para o Estado do Maranhão”, concluiu.

Também participaram da reunião, a vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), advogada Liliane Furtado Saraiva; a defensora-pública Cristiane Marques Mendes (13ª Defensoria); os juízes auxiliares da presidência do TJMA, Nilo Ribeiro, Márcio Brandão e Anderson Sobral e o diretor-geral, Carlos Anderson Ferreira.

Nesta quinta-feira (11/8), o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, também participou de agenda institucional na OAB, em comemoração ao Dia da Advocacia. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »