MENU

11/08/2022 às 16h53min - Atualizada em 11/08/2022 às 16h53min

Embrapa Cocais ensina boas práticas de produção da farinha

Flávia Bessa - Embrapa Cocais
Embrapa Cocais
Foto: Divulgação/Embrapa Cocais
 
Neste dia 11 de agosto, a partir das 7h30, na comunidade Vila Conceição, Coquillo 1, localizada na zona rural do município de São Luís, foi realizado curso de boas práticas de manejo da mandiocultura e fabricação de farinha voltado para produtores de dezesseis comunidades locais. Os produtores treinados irão participar do 1º Festival de Farinha de São Luís, a ser realizado de 19 a 21 de agosto, para eleger a melhor farinha natural de São Luís nos aspectos técnicos e de sabor.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cocais José de Ribamar Costa Veloso, responsável pelo treinamento, o objetivo é ensinar técnicas de produção e fabricação de farinha e boas práticas de higiene na manipulação do alimento e manuseio da massa. “São técnicas de produção que fazem a diferença na agregação de valor à farinha, com textura e sabor diferenciado, para agregar mais valor e renda e conquistar mercados”, explica Veloso.

 

Festival da Farinha

 A previsão é de que aproximadamente 100 produtores de farinha de 16 comunidades participem do evento para apresentar quatro produtos locais derivados da mandiocultura. Além de promover a agricultura familiar, espera-se que o Festival impulsione o comércio do produto para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).
A partir do dia 21, até o dia 31 de agosto, o Festival vai ocupar 10 mercados municipais de São Luís: Central, Tulhas, Liberdade, Bairro de Fátima, Macaúba, Monte Castelo, Anil, Cohab, João Paulo e Vila Palmeira. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »