MENU

10/08/2022 às 18h35min - Atualizada em 10/08/2022 às 18h35min

Mulheres inscritas nos cursos do SENAI, durante Caravana pra Elas, iniciam aulas este mês

Entidades do Sistema FIEMA (SESI e SENAI) atenderam mais de 1 mil mulheres na ação social, realizada no último sábado, 6, pelo Sebrae, em São Luís

Da Redação
Imprensa/Sistema FIEMA
Oficina de Estamparia para Tecidos do SENAI ensinou técnica de estamparia manual com a transferência do pigmento de folhas e flores para o tecido - Foto: Divulgação/Fiema
 
SÃO LUÍS – As mais de 200 mulheres pré-matriculadas nos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) durante a Caravana pra Elas, no último sábado, 6, em São Luís, já começam as aulas esse mês. Quatorze cursos gratuitos na área industrial foram colocados à disposição do público feminino vulnerável na ação promovida pelo Sebrae, que contou com o apoio das entidades do Sistema FIEMA e outras instituições. No total, só o SENAI e o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realizaram, juntos, 1.181 atendimentos, entre serviços médicos odontológicos, oftalmológicos, consultas médicas, oficinas de alimentação saudável do SESI e palestras, cursos e oficinas do SENAI. 

“Primeiro é preciso aprender para empreender e um projeto desse é muito importante para identificar e dar amplitude ao potencial da mulher maranhense empreendedora. E é para isso que o SENAI está embarcado nessa caravana junto com o Sebrae, levando qualificação profissional, palestras e oficinas para as mulheres que querem empreender, também, no setor industrial”, afirmou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, que acompanhou o evento no sábado. 

Ao todo, 265 mulheres se inscreveram para os cursos nas áreas de vestuário, alimentos e construção civil, e serão distribuídas nas turmas depois que o SENAI fizer contato para efetivar a pré-matrícula realizada durante a ação social. Elas serão capacitadas nos cursos de Reforma e Ajuste de Roupas; Costureiro Industrial do Vestuário; Lingerie Underwear; Costureiro de Máquinas Retas e Overloque; Design Sustentável; Eco Moda; Produção de Massas, Doces, Semi doces e Salgados; Salgadeiro; Pintor de Obras Imobiliárias (EAD); Eletricista de Instalações Residencial; Confeiteiro; Produção de Tortas, Doces e Sobremesa; Padeiro; Doces e Salgados. 

A empresária, Wilma Cavalcanti, dona de um negócio no município da Raposa, resolveu participar da programação do SENAI na caravana, para agregar mais competitividade à sua empresa.  ”Estou aproveitando essa oportunidade, essas palestras de grande rendimento pessoal, já que eu tenho interesse nisso, é um conhecimento a mais, além da troca de experiências. É de grande importância a iniciativa dessas instituições, que, juntas, estão colaborando para essas mulheres alcançarem o crescimento não só pessoal como profissional, agregando valor ao seu trabalho e até uma ajuda na sua família, financeiramente. É a mulher dando o seu grito de liberdade”. 

Só os atendimentos do SENAI somaram 499, entre pré-matrículas nos cursos, participação do público feminino nas palestras sobre conservação e manipulação de alimentos; educação ambiental com foco em resíduos sólidos e consumo consciente de energia e nas oficinas de estamparia para tecidos e técnicas de bordado, uso adequado de redes sociais e instalação hidrossanitária. Essa última realizada na unidade móvel de construção civil, deslocada para atender in loco, as mulheres no evento.   

Além das atividades, o SENAI estruturou um ambiente exclusivo para a realização das pré-matrículas nos cursos, mas também para apresentação dos programas nacionais de qualificação e empregabilidade também desenvolvidos no Maranhão, entre eles, o Mundo SENAI, Contrate-me, Emprega Mais, Competências Transversais e Programa SENAI 4.0.  

ATENDIMENTOS MÉDICOS – Já o SESI contabilizou 682 atendimentos entre serviços médicos e de alimentação e nutrição, durante todo o sábado, na Caravana pra Elas. “O SESI está disponibilizando todos os seus serviços da área de saúde e promoção da saúde e, também, uma pequena mostra do Cozinha Empreendedora, que é um curso preparado para desenvolver o empreendedorismo feminino no ramo da alimentação saudável. São todas essas iniciativas que nós trouxemos para somar nesse grande evento em parceria com Sebrae, que é o Caravana pra Elas”, destacou a coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira. 

Só no sábado, foram realizados atendimentos de aferição de pressão, consulta com o médico ocupacional, consulta com oftalmologista, exames de refração ocular, consulta com dentista, profilaxia com tartarectomia, além de oficinas de alimentação sustentável. Todas as mulheres que participaram do evento foram atendidas nas unidades móveis de Saúde Ocupacional, Odontologia, Alimentação e Nutrição e de Oftalmologia do SESI.    

“Vocês estão todas e todos de parabéns. A equipe SESI está sabendo atender a população, isso que é importante. Porque a gente vem das nossas casas, acorda cedo pra pegar o ônibus, pra chegar até aqui; se a gente for mal atendido, aí não dá certo. Mas chegamos aqui, encontramos todo mundo sorridente e tratando todo mundo muito bem, como deve ser. Gente, sendo tratada como gente”, elogiou a pedagoga Leda Maria Costa Rego, 52 anos, que foi atendida na unidade móvel de Oftalmologia do SESI. 

Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, no evento, o vice-presidente executivo da Federação, Fábio Nahuz, frisou que o Sistema FIEMA se sente orgulhoso em participar de uma ação dessa magnitude, direcionada ao público feminino do Maranhão. “O projeto ‘pra elas’ tem a participação efetiva do Sistema FIEMA, com o SENAI, com o SESI. A gente tem procurado trazer capacitação e empoderamento, junto com o Sebrae e outros parceiros, para as mulheres, para que elas tenham uma renda própria, tenham a capacitação. A gente sabe que as mulheres comandam as famílias e quando você capacita um homem, você capacita uma pessoa, mas quando você capacita uma mulher, capacita toda uma geração”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »