MENU

09/08/2022 às 19h13min - Atualizada em 09/08/2022 às 19h13min

Vagas abertas para nova fase do programa Canteiro Escola, parceria entre Sistema FIEMA, Sinduscon-MA e Fumph

Iniciativa visa formação de maranhenses na área da construção civil para atuar na conservação de prédios históricos da cidade

Imprensa/Sistema FIEMA
Programa atua na formação da mão de obra maranhense visando a restauração e conservação de bens culturais protegidos por lei, como os prédios do centro histórico da cidade - Foto: Divulgação
 
São Luís – Depois de recuperada a fachada do Mercado das Tulhas, em São Luís, o programa Canteiro Escola entra em sua segunda edição. Nesta segunda-feira, 8 de agosto, os responsáveis pela iniciativa - Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Sinduscon-MA e Sistema FIEMA (SENAI, SESI e FIEMA), abriram um novo processo seletivo para o preenchimento das vagas para as novas turmas de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias. O programa atua na capacitação e formação da mão de obra maranhense visando a restauração e conservação de bens culturais protegidos por lei, como os prédios do centro histórico da cidade. O próximo monumento a ser recuperado será a fachada da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), localizada na Praça Benedito Leite, Centro, como parte das comemorações dos 168 anos da entidade.  

Para participar dessa nova edição do programa Canteiro Escola, os candidatos interessados devem se inscrever no site https://sistemas. fiema.org.br/seletivos/. O período de inscrição iniciou dia 8 e segue até o dia 14 de agosto de 2022.  

Ao todo, serão oferecidas 60 vagas para os cursos de qualificação profissional em Pedreiro de Revestimento (30 vagas) e Pintor de Obras Imobiliárias (30 vagas), ambos com carga horária de 640h. A previsão é que as aulas já iniciem no dia 22 de agosto.  

Como requisitos para inscrição, o candidato deve ter a partir de 18 anos de idade, ter cursado o ensino fundamental e precisa comprovar experiência mínima de três meses nas atividades de pintor e/ou pedreiro. Como anexos, no ato de inscrição, deve inserir no site os documentos carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino fundamental e página da carteira de trabalho, contrato ou declaração que comprove a experiência como profissional nas atividades. 

INCENTIVO – Os selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), além de alimentação, transporte e fardamento. Os cursos serão ministrados na própria ACM-MA, nos turnos matutino e vespertino, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), parceiro da iniciativa. As aulas serão via módulos que correspondem às etapas de formação. Ao final do curso, os alunos receberão o certificado de qualificação profissional.  

Pelas regras do processo seletivo, só serão considerados classificados os primeiros 60 candidatos que se inscreverem nos dois cursos (30 para cada curso), e que apresentarem a documentação completa exigida pelas normas do processo dentro do prazo estabelecido para a inscrição.
  
Os demais candidatos inscritos até um quantitativo máximo de 80 (oitenta) candidatos ficarão em cadastro de reserva, podendo ou não ser chamados para participarem do projeto, em caso de desistências de outros candidatos.  

A relação dos aprovados será divulgada no dia 17/08/2022, também no site https://sistemas. fiema.org.br/seletivos/, assim como nos sites dos parceiros do projeto.  

INÍCIO – O candidato classificado deverá comparecer à sede do Sinduscon-MA, no endereço Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Casa da Indústria Albano Franco, retorno da Cohama, no prazo e horário estabelecidos quando da divulgação dos aprovados, e munidos da documentação exigida para realização da matrícula obrigatória. O não comparecimento no prazo estabelecido à matrícula implicará na perda da vaga. 

Para outras informações e dúvidas sobre o processo seletivo o contato deve ser feito com a organização do programa, pelo telefone (98) 99207-5842 ou pelo e-mail canteiroescola.slz.ma @ gmail.com. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »