MENU

09/08/2022 às 14h48min - Atualizada em 09/08/2022 às 14h48min

Mantenha sua pele saudável durante o sono

Enquanto dormimos ocorre um processo natural de renovação celular da pele

Da Redação
GB Edições
Enquanto dormimos, os hormônios entram em ação. E daí acontece a renovação celular e este é o momento ideal para a ação de cosméticos específicos / Foto: GB Imagem
  
Todo mundo quer ter a pele linda, as medidas no lugar certo, músculos tonificados, cabelos sedosos e também ninguém quer envelhecer. Reconhecer que o corpo vai mudando conforme o tempo, não importa o que você faça, é uma arte difícil. E fazer isso com tranquilidade parece ser o desafio de todos nós.

Cuidar do corpo deveria ser um hábito, uma preocupação constante, no entanto vários fatores impedem isso. Todos nós trabalhamos muito, somos engolidos pelo dia a dia e quando assustamos lá se foi mais da metade do nosso colágeno.

Cuidar da pele do rosto deve ser um hábito. E não estamos falando apenas de cosméticos e procedimentos estéticos. Tudo começa com a limpeza diária, pequenos cuidados que fazem grande diferença principalmente na saúde da pele.

Estamos falando de lavar bem o rosto antes de dormir, nunca se deitar com maquiagem, não espremer cravos e espinhas, usar creme hidratante e fazer do protetor solar o seu amigo fiel, aquele do qual você se lembra de usar todos os dias, chova ou faça sol.

Os cosméticos ajudam bastante nesta tarefa de manter a pele saudável, na hora de escolher fique atento quanto à sua formulação e modo de usar, pois existe uma infinidade deles e todos são bem específicos. Se durante o dia o protetor solar é fundamental, os produtos descritos para serem usados à noite podem fazer uma verdadeira revolução.

É que durante a noite acontece a renovação celular. O uso de cosméticos noturnos com bons princípios ativos dá à pele mais hidratação, visçosidade e maciez.

Quase todas as pessoas gostam de usar produtos para eliminar acne, rugas, estrias, flacidez, entre outros artifícios para amenizar as indesejáveis marcas do tempo. Há no mercado, entretanto, muitas opções de cosméticos que podem ser usados durante o dia e à noite. Mas, como saber qual é o ideal?



De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cosméticos noturnos são mais relevantes e benéficos para a pele. Durante a noite, acontece a renovação celular da pele devido a estímulos hormonais, portanto, antes de dormir, é importante reforçar a pele com cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular.

Como explicado anteriormente, o mais indicado é fazer bastante uso do filtro solar e da maquiagem. Já à noite, momento em que estamos em casa mais tranquilos, é bom usar produtos para a face, área dos olhos, colo e pescoço. Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viscosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. A diferença vai ser sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia, como sol, poluição, cigarro, entre outros.

É fundamental antes de aplicar os cosméticos noturnos, utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono.

E a maneira como os cosméticos noturnos são aplicados fazem a diferença. Faça a aplicação sempre com movimentos antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação que facilita a absorção, ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo, ensinam os especialistas no assunto.

Na hora de escolher o cosmético, tenha sempre em conta o seu tipo de pele. Leia os rótulos, procure produtos cuja marca seja de qualidade comprovada e, mais importante, consulte um dermatologista antes de optar por este, ou aquele.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »