MENU

08/08/2022 às 22h10min - Atualizada em 08/08/2022 às 22h10min

Disputa para governador do Tocantins terá 8 candidatos; saiba quem são os concorrentes

A partir do dia 16 os candidatos já podem fazer propaganda eleitoral

Assessoria
Corrida ao Palácio Araguaia tem 8 nomes na disputa - Foto: Nilson Chaves
 
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último prazo para a realização das convenções partidárias e, assim, definir os candidatos de cada partido para as eleições 2022.

Os partidos, federações e coligações terão até o próximo dia 15 para registrarem as candidaturas. A partir do dia 16 os candidatos já podem fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet.Conheça um pouco mais sobre os candidatos ao governo:

1 - Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Atual governador do estado, Wanderlei Barbosa tem 58 anos. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Mauro Carlesse, em março de 2022. Nascido em Porto Nacional (TO), foi vereador de sua cidade natal e de Palmas. Em 2010 se elegeu como deputado estadual e foi reeleito em 2014. Em 2018, foi eleito vice-governador de Carlesse. O vice da chapa será o ex-deputado federal e ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PDT).

2 - Ronaldo Dimas (PL)
Nascido em Frutal, Minas Gerais, e formado em engenharia civil, Ronaldo Dimas é candidato a governador pelo PL. Foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos. Ele foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins também por dois mandatos, entre 1997 e 2003, e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Governo do estado do Tocantins, de 2011 a 2012. O candidato a vice é o ex-deputado Freire Júnior (MDB).

3 - Paulo Mourão (PT)
Paulo Mourão é engenheiro agrônomo e candidato a governador pelo PT. Iniciou sua trajetória política como deputado federal em 1988 e ficou na Câmara por quatro mandatos. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. A vice da chapa será a Professora Germana (PCdoB).

·Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no Telegram, Facebook, Twitter e Instagram.

4 - Carmen Hannud (PCO)
O Partido da Causa Operária (PCO) também lançou uma candidatura própria ao governo do Tocantins. A chapa é composta por Carmen Hannud Carballeda Adsuara, candidata ao governo, e Athos Daniel Rodrigues da Silva, vice da chapa.

5 - Coronel Ricardo (PMB)
Ricardo Ignácio de Macedo é natural de Porto Nacional e tem 57 anos. É coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a primeira vez que Ricardo Macedo se candidata a um cargo público.

O candidato a vice é o pastor Geldes. Coronel Ricardo defende o combate à corrupção como uma de suas principais bandeiras.

6 - Irajá (PSD)
Natural de Goiânia (GO), Irajá Silvestre Filho tem 39 anos. É formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural. Filho da também senadora Kátia Abreu (Progressistas), Irajá já foi deputado federal por dois mandatos, entre os anos de 2012 e 2018. Também atuou como Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Em 2018, foi eleito o senador mais novo da história do país, com 35 anos.

A candidata a vice é a ex-prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda.

7 - Karol Chaves (PSOL)
Karol Chaves tem 41 anos e é natural de Osasco (SP), mas vive no Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIs, e mestre em desenvolvimento regional. O vice da chapa é Silvio de Sousa (PSOL).

8 - Luciano de Castro (DC)
Luciano de Castro Teixeira é médico e atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), bem como na rede privada de saúde. A vice da chapa será Luciene Mamedes, também do DC.

Castro já disputou eleições para diversos cargos, mas nunca fora eleito. Ele foi o autor da denúncia de corrupção e cobrança de propina no Plansaúde durante a gestão do ex-governador Mauro Carlesse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »