MENU

08/08/2022 às 18h03min - Atualizada em 08/08/2022 às 18h03min

Há 50 anos, Fittipaldi mudava a história do automobilismo brasileiro

Da Redação

O primeiro título de Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi completa 50 anos em 2022. Ele tinha 25 anos quando, em 1972, inaugurou uma saga vitoriosa do Brasil na principal competição de esportes a motor. Depois dele ainda viriam os tricampeões Nelson Piquet e Ayrton Senna, além de outros pilotos muito talentosos que não chegaram a conquistar títulos. Desde 2018, porém, nenhum brasileiro aparece no grid da F1. Será que isso vai mudar em 2023? É isto o que muitos fãs do esporte estão se perguntando, e quem gosta de fazer previsões esportivas pode aproveitar o código de bônus Bet365 para dar seus palpites.

Emerson Fittipaldi cresceu em um lar apaixonado por automobilismo. Seu pai, Wilson Fittipaldi, conhecido como Barão, era um popular locutor de corridas – em um tempo em que o esporte, no Brasil, ainda era amador. Conforme sua avó materna, desde pequeno “Emmo” dizia que queria ser piloto, e mesmo com todas as adversidades, ele pôde viver o seu sonho.

O começo, é claro, foi extremamente difícil, uma vez que Fittipaldi precisou deixar o Brasil para tentar a sorte na Inglaterra. Vindo de uma família sem posses e morando longe, em uma época sem os inúmeros recursos tecnológicos de hoje, o brasileiro precisou de perseverança para chegar até a Fórmula 1.

E é bom ressaltar que, naquele tempo, a Fórmula 1 era extremamente perigosa, e havia mortes praticamente em todas as temporadas. O começo de Fittipaldi na F1, inclusive, foi marcado pela morte de seu companheiro de Lotus, o austríaco Jochen Rindt. Ele morreu durante o treino do GP da Itália, em 1970. Emerson já afirmou diversas vezes que Rindt era uma ótima pessoa e o ajudou muito em seu início na Fórmula 1.

Após superar este impacto, Fittipaldi começou a despontar na Fórmula 1 e, dois anos depois, venceu seu primeiro título. Em 1974, ele conquistaria o bicampeonato e aumentaria seu legado na F1. Depois, Emerson decidiu criar a primeira equipe brasileira – a Copersucar. A iniciativa foi muito interessante pelo pioneirismo, mas não deu os resultados que Fittipaldi precisava nas pistas.

O brasileiro, por fim, encerrou sua carreira na Fórmula 1 com dois títulos mundiais, tendo competido contra lendas como Jackie Stewart e Niki Lauda. Seus feitos abriram as portas da F1 para dezenas de pilotos brasileiros, que viram que era possível fazer carreira no automobilismo e ser bem-sucedido.

Mas a contribuição de Fittipaldi para os esportes a motor não parou por aí. Depois de largar a F1, ele foi para os Estados Unidos, onde venceu duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993) e conquistou o título da Fórmula Indy (1989). Com uma carreira brilhante, Emerson marcou seu nome na história do automobilismo mundial e é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos.
 

Acesse o Instagram:

https://www.instagram.com/emersonfittipaldioficial/
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »