MENU

04/08/2022 às 17h19min - Atualizada em 04/08/2022 às 17h19min

IEL lança Passaporte Industrial para as empresas no Maranhão

A ferramenta é aliada para aumentar a produtividade, a segurança e economia nas empresas

Imprensa/Sistema FIEMA
Fotos: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), acaba de lançar o Passaporte Industrial no Maranhão, uma solução para as empresas maranhenses diminuírem os custos e agilizar seus processos de contratação. A apresentação da metodologia do Passaporte Industrial e seus diferenciais, ocorreu durante um café da manhã nesta quarta-feira (03), na Casa da Indústria Albano Franco.  

O IEL, entidade do Sistema  FIEMA,  recebeu empresários do complexo industrial de São Luís e contou com a presença do diretor executivo do IEL-MA e 2º tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), João Batista Rodrigues,  que representou o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, do especialista de negócios do IEL-ES, José Vieira Neto, do gerente de operações da HT Tecnologia,  Cassiano Hermely e do coordenador e responsável pelo processo de mobilização na Vale Brasil, Mario Sérgio Bento. 

Segundo a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, o Passaporte Industrial, vem para atender as dificuldades das indústrias que enfrentam a morosidade na mobilização de trabalhadores, a repetição de treinamentos e exames para ingresso nos contratos e o aumento do custo com mobilização de trabalhadores. 

“O passaporte industrial é um serviço que o IEL-MA buscou em parceria com o IEL do Espírito Santo para agilizar o processo de contratação das indústrias maranhenses. O objetivo do passaporte industrial é promover para as indústrias agilidade no processo de contratação e segurança no acompanhamento do seu trabalhador. E nós do IEL estamos de portas abertas para mostrar os benefícios dessa ferramenta para as empresas interessadas”, afirmou a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota. 

O especialista de negócios do IEL-ES, José Vieira Neto, enfatizou que o passaporte industrial é uma ferramenta, um programa que agiliza e agrega valores para as grandes empresas que precisam mobilizar seus serviços com economia de tempo, avaliação dos exames e treinamentos em saúde e segurança. “As grandes empresas ganham com a agilização dos processos de mobilização, com uma régua unificada e um repositório único de exames, onde grandes contratantes verão de forma unificada os seus critérios de operação e, também, as empresas prestadoras de serviço em saúde e segurança ganharão se credenciando e tendo mais visibilidade e confiabilidade dos seus exames no mercado”, assegura. 

A experiência da Vale com o passaporte industrial há cinco anos no Espírito Santo, tem sido mais do que apenas ganho de prazo, de acordo com o coordenador e responsável pelo processo de mobilização e supervisor de Gestão de Contratos na Vale, Mario Sérgio Bento. “Nós tivemos ganho de qualidade quanto a comunicação, à segurança, à saúde ocupacional e isso corrobora com o nosso principal objetivo que é garantir que as pessoas acessem as nossas operações em segurança com todos os exames médicos e treinamentos necessários para a execução das atividades”.  

COMO FUNCIONA 
O Passaporte Industrial é um é o documento digital da indústria que dá acesso a dados confiáveis de treinamentos e de saúde ocupacional. Além disso, unifica os treinamentos e exames exigidos pelas empresas contratantes e garante a mobilização ágil, econômica e segura dos empregados das empresas contratadas. 

Entre os benefícios oferecidos pela ferramenta, estão a unificação dos procedimentos médicos, ocupacionais e dos treinamentos de saúde e segurança mais comuns nas grandes indústrias; automatiza e simplifica a gestão de vencimento de programas, ASO, exames e treinamentos, disponibilizando dados de saúde e segurança do trabalhador. 

Por meio da plataforma digital serão fornecidas para as empresas contratantes os dados das empresas contratadas aderentes, seus programas legais, as informações dos empregados vinculados aos contratos, seus registros de treinamento, seus exames e atestados de saúde ocupacional, bem como informações de FGTS, INSS e CND conjunta da contratada, bem como oferta unificada de emprego aos trabalhadores. 

A colaboradora do IEL-MA, Bruna Licá, informa que podem aderir ao passaporte industrial, três tipos de clientes: as empresas contratantes - complexos industriais; as empresas contratadas - terceirizadas dos grandes complexos industriais, e empresas homologadas - prestadoras de serviço de treinamento e exames médicos para as empresas contratadas. 

Bruna explica que as contratadas são aquelas empresas terceirizadas dos grandes complexos industriais. Assim que aderirem ao passaporte recebem treinamento no uso da ferramenta, login e senha para cadastrarem os documentos legais da empresa e dos seus trabalhadores.  

A outra forma é como empresa credenciada, que são empresas que prestam serviços de treinamento e exames médicos para as empresas contratadas. É preciso que a empresa obedeça a uma série de requisitos para que possa ser credenciada no Passaporte. Isto garantirá a qualidade na prestação dos serviços de treinamento, na elaboração dos documentos legais, dos exames médicos e emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »