MENU

03/08/2022 às 21h31min - Atualizada em 03/08/2022 às 21h31min

Exposição ACONCHEGO reúne trabalhos de seis artistas tocantinenses na galeria AMAN

A proposta do espaço é celebrar a pluralidade de manifestações artísticas na cidade

Da Assessoria
A AMAN mais que ser um espaço de conexões entre os indivíduos busca valorizar as raizes e a cultura tocantinense - Fotos: Divulgação
 
Seis artistas tocantinenses integram a exposição ‘Aconchego’, que inaugura a AMAN, nova galeria de arte de Palmas, no próximo dia 4 de agosto. Com o objetivo de prestigiar uma nova geração de artistas da Capital, a exposição apresenta um conjunto de obras geridas no Tocantins. As obras são de acervo particular, constituídas por aquisições, doações de diversas origens e por meio de parcerias, que juntos formam a heterogenia dos trabalhos que serão apresentados.

A proposta do espaço, idealizado pelas galeristas e empresárias Nícia Prado e Kelly Souza, é celebrar a pluralidade de manifestações artísticas na cidade. “Queremos ser um local de acontecimentos, de construção de sensibilidades e de mobilização de sentimentos. Além de novos diálogos e de pertencimento, para quebrar todos os paradigmas e tornar a arte acessível a todos. O trabalho é focado na difusão e valorização do acervo comercial, visando também expandir o conhecimento sobre arte em nosso meio”, pontua Nícia.

A curadoria especializada, de responsabilidade do artista plástico Ronan Gonçalves, tem foco na conservação, difusão e valorização deste acervo comercial. A prática do curador inclui a constante visitação aos ateliês dos artistas, que resultou na escolha das obras expostas. “Estou sempre buscando o que melhor reflete a arte, onde cada obra em sua exclusividade e olhar é selecionada e colocada sobre exposição ao espectador palmense, lado a lado no mesmo local. Assim é possível construir um ambiente rico em fluidez estética e investigativa, manifestadas nas obras. Existem inúmeras possibilidades de observação contidas na exposição”, explica.

Segundo Kelly, a escolha por artistas regionais veio para valorizar o trabalho dos profissionais tocantinenses. Poderão ser conferidas obras assinadas por Antônio Netto, Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sergio Lobo e Solange Alves.

“Para nossa primeira exposição escolhemos artistas locais que trabalham a um bom tempo no mercado e possuem obras que expressam a grandiosidade do talento daqueles que aqui nasceram e escolheram o Tocantins como seu lar. Temos em nós a cultura de que só o que ‘o que vem de fora que é bom’. Nós decidimos contrariar isso.  Queremos mostrar a força e o talento do que é nosso. Acredito que devemos ser os primeiros a reconhecer e apreciar o talento que estes artistas possuem. A AMAN se propõe a ser um espaço de conexões entre os indivíduos, mas também com a gente mesmo, e é impossível se conectar consigo mesmo se ignoramos nossas raízes, nossa cultura”, afirmou.

A galeria chega a Palmas com o intuito também de estabelecer um movimento multidisciplinar, propício para pesquisadores, colecionadores, críticos, museólogos, restauradores, arte-educadores, marchands e demais participantes do mercado de arte, com a finalidade de promover encontro entre artistas, difundir a cultura da apreciação e reflexão sobre a arte e do fomento à aquisição de obras como bem cultural.

Para Kelly, as expectativas para o projeto são de transformação e reconhecimento da arte local. “Esse é um pequeno passo de algo muito belo que desejamos viver e permitir que muitas pessoas vivam conosco. Sabemos que o caminho será árduo, mas com a graça de Deus estamos dispostas a trilhar. Esperamos poder ser este abrigo para todos aqueles que dividem conosco esse sonho de ter um lugar onde a arte seja viva e transforme vidas”, finaliza.

A exposição de inauguração ‘Aconchego’ poderá ser visitada gratuitamente a partir do dia 04 de agosto, na galeria AMAN, localizada na 108 Norte, AV NS 6, Lote 14, Sala 04, Casabella Mall, a partir das 18h30.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »