MENU

03/08/2022 às 21h29min - Atualizada em 03/08/2022 às 21h29min

1ª Temporada de Praia em Garimpinho tem aprovação dos moradores de Araguaína

Shows de vários estilos musicais, torneio de ciclismo, festival gastronômico, ações ambientais e sustentáveis marcaram a inédita programação durante o mês de julho. O povoado às margens do Rio Araguaia ainda terá o Torneio de Pesca nos dias 20 e 21

Marcelo Martin
Ascom
Entre os ritmos musicais que animaram as festas em quatro finais de semana teve o embalo rock ao forró, com os Dj's Charles e Mansur e Jacob - Foto: Marcos Sandes/Ascom
 
Com uma programação repleta de atrações, a 1ª Temporada Garimpinho atraiu turistas de toda região e fortaleceu o comércio do povoado, que pertence a Araguaína e fica às margens do Rio Araguaia, a 145 km da cidade. Durante o mês de julho, a Prefeitura promoveu shows de vários estilos musicais, torneio de ciclismo, festival gastronômico e ações ambientais e sustentáveis. A região ainda terá o Torneio de Pesca nos dias 20 e 21 de agosto.

“Graças a Deus trabalhei bastante. Fico feliz de ter servido os turistas, o melhor mesmo é receber os elogios pelo nosso trabalho e deixar eles satisfeitos. Interessante pegar as coisas daqui e tudo dá para se aprovar. Quero agradecer toda atenção e os treinamentos do pessoal da Prefeitura”, afirmou a comerciante Maria de Jesus da Silva, conhecida como Luca. Ela participou do Festival Gastronômico com vendas de linguiças de arraia e do peixe cuiú-cuiú.

Os treinamentos de empreendedorismo sustentável e acolhimento ao turista serão realizados até o final do ano, integrando as potencialidades locais sustentáveis com o desenvolvimento econômico, o que incentiva a produção de comidas típicas.

Entre o que foi oferecido também estava o tradicional caldo de chambiri, pastel e casquinha de cari acompanhado de uma geleia de abacaxi com pimenta, bolinho de surubim e peixe assado na folha de bananeira. Já entre os ritmos musicais que animaram as festas em quatro finais de semana teve o embalo rock ao forró, com os Djs Charles e Mansur e Jacob, e as bandas Swing do Negão, Forró de Mel, The Norths e Vitinho Sanfoneiro.
 

Ecoturismo

O 1º Desafio de Mountain Bike foi pela Rota dos Cristais, um percurso de 35 km com muitas subidas e descidas de tirar o fôlego mesmo dos competidores experientes.  O presidente da União Ciclistas Amigos de Araguaína, Edilson Ribeiro, entende que a prova na zona rural é um elo com a educação ambiental. “É importante ter essa aproximação do ciclista com a natureza. A gente viu que logo depois da prova já houve a limpeza de todo percurso”, contou.

A educação ambiental também foi tema de um sarau com toda comunidade e a Gincana Ecológica com a presença de alunos matriculados na Escola Municipal Cândido Barreira Guimarães, localizada na região do Garimpinho. As crianças produziram arte com material recolhido da vegetação local, como folhas, cascas de árvores, flores do campo, além de poesias com o tema Meio Ambiente.

“O material será avaliado pela equipe pedagógica e quando iniciar o período letivo vamos premiar os alunos que mais se destacou na produção do material”, explicou o assessor técnico de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Município, Jhenmerson Rodrigues.
 
Limpeza
Com a ajuda dos alunos e voluntários da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), foram retirados 18 sacos de lixo das encostas do Araguaia. “Aproveitamos como uma aula, de maneira lúdica ensinamos como funciona a separação do lixo para reciclagem”, contou o assessor técnico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »