MENU

02/08/2022 às 21h48min - Atualizada em 02/08/2022 às 21h48min

Biojóias de capim dourado do Tocantins são expostas na Itália; ‘aceitação extraordinária’

Turnê acontece em quatro regiões diferentes da Itália

Assessoria
Turnê Italia FB Biojoias
 
A beleza e a originalidade das biojóias tocantinenses mais uma vez ganharão destaque na cultura e no mercado internacional. A empresária, artista e design de biojóias tocantinense Fabiana Bezerra, da FB Biojóias, foi convidada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para integrar a turnê brasileira em um circuito de quatro festivais folclóricos na Itália, de 26 de julho a 27 de agosto. Nesta quarta-feira (03), está programada uma apresentação no Vaticano para o Papa Francisco.

Na turnê, que acontece em quatro regiões diferentes da Itália, o Brasil está representado pelo Tocantins e por Pernambuco. As peças em capim dourado, e as demais peças de biojóias, criadas e produzidas por Fabiana Bezerra integram a mostra de cultura e arte brasileira na Europa, levando o capim dourado. Já a representatividade de Pernambuco está por conta do Grupo Bacnaré, Balé de Cultura Negra do Recife, um dos grupos mais premiados internacionalmente.

Sete países participam da turnê: Brasil, Georgia, Colombia, Uruguai, Chile, Nova Zelândia e Itália. Todos os países levam elementos e manifestações culturais e artísticas para se apresentarem em quatro festivais na Itália. São eles: o Latium World Folkloric Festival 2022, em Cori; Rassegna Internazionale del Folklore “Moles Aeterna”, em Tarcento; Festival dei Cuori in Tarcento, em Gorizia; e o Festival Mondiale del Folclore “Castello di Gorizia” in Gorizia, em Milão.

A turnê brasileira já percorreu diversas cidades italianas, com apresentações e intervenções artísticas. Uma demonstração do potencial cultural e artístico do Tocantins e de Pernambuco, expressas nos acessórios femininos e na dança afro-brasileira respectivamente.

De acordo com a artista e design Fabiana Bezerra, é uma oportunidade de integrar e mostrar a miscigenação da cultura brasileira, considerando que suas peças em capim dourado circulam pela Europa, Ásia e América Latina.

“Parece improvável que o capim dourado, símbolo da tradição e cultura tocantinense, ocupe espaço em manifestações artísticas afro-brasileiras na Europa. Mas está acontecendo e a aceitação é extraordinária. Não podemos, nunca, subestimar o poder da arte e da cultura”, enfatizou Fabiana Bezerra, satisfeita com a experiência de demonstrar suas peças em um evento cultural.

Geralmente, Fabiana promove a participação da FB Biojóias em feiras internacionais e eventos voltados para a captação e revenda de peças exclusivas do Tocantins. “Para mim, tem sido uma oportunidade e uma experiência nova, riquíssima. O Tocantins precisa mostrar, cada vez mais, o seu potencial cultural e artístico para o mundo. A FB agora tem uma ‘mascote’ pra viajar e levar o capim dourado pelo mundo, que é a Maria Dourada. Ela está fazendo o maior sucesso!”, revelou Fabiana, se referindo à sua mais nova criação, uma boneca chamada Maria Dourada. A roupa da boneca é toda de capim dourado. Fabiana ainda pretende apresentá-la ao público tocantinense.

FB Biojóias, do Tocantins
A FB Biojóias é a marca dos produtos criados e produzidos pela artista, design e empresária Fabiana Bezerra. São peças desenvolvidas com matéria prima essencialmente do Tocantins, como brincos, colares, pulseiras, diversos acessórios femininos e outras peças.

Aspectos como a sustentabilidade, criatividade e design das biojóias tocantinenses já caíram no gosto do mercado internacional. Quando não está criando e produzindo suas biojóias, Fabiana está promovendo suas criações em feiras e eventos pelo mundo. Este ano, a FB Biojóias participou de uma feira no Uzbequistão.

Grupo Bacnaré, de Pernambuco
Criado em 1985, o Grupo Bacnaré – Balé de Cultura Negra do Recife (PE), é um grupo que extrapola os limites da dança, incentivando a pesquisa e o conhecimento das suas raízes culturais. Já recebeu mais de 160 prêmios, sendo considerado um dos grupos brasileiros com maior número de prêmios internacionais.

Abrilhanta plateias do Recife e já mostrou a vários países da Europa, Ásia e América Latina um Brasil que poucos tiveram oportunidade de ver. A riqueza de suas manifestações culturais resultante da miscigenação da força das três raças (indígena, negra e branca).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »