MENU

02/08/2022 às 18h11min - Atualizada em 02/08/2022 às 18h11min

Teresina festeja Dia da Cultura Nordestina com Procissão das Sanfonas

Após dois anos sem edição presencial, 14ª edição do evento tem concentração na Catedral de Nossa Senhora das Dores e termina com shows em frente ao Museu do Piauí.

Madson Euler
Rádio Nacional - São Luís
Procissão das Sanfonas no Centro de Teresina (Foto: Divulgação)

Nordestinos de todo o Brasil, celebram hoje o legado de sua identidade e tradições. Em 2 de agosto celebra-se o Dia da Cultura Nordestina. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que faleceu nessa data, em 1989.

Símbolo da cultura do Nordeste, nascido no município de Exu, em Pernambuco, Gonzaga é tido como um dos grandes porta-vozes, não só por ter tocado melodias da região e ter cantado letras descrevendo os costumes do sertanejo, mas também por sempre trajar o chapéu e o gibão de couro, peças de referência na vestimenta tradicional.

Dentre as dezenas de festejos em vários estados do país que celebram o Dia da Cultura Nordestina, um deles leva, há muitos anos, a música do Rei do Baião para as ruas de Teresina, capital do Piauí: é a Procissão das Sanfonas, que este ano chegou à edição de número 14.

Após dois anos sem uma edição presencial por causa da pandemia covid-19, será realizado hoje o tradicional cortejo com dezenas de sanfoneiros, com concentração na Catedral de Nossa Senhora das Dores a partir das 15h, e encerra em palco montado em frente ao Museu do Piauí, onde acontecerão várias homenagens e premiações. Bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita acompanham a procissão.

Este ano, além de lembrar os 33 anos sem Gonzagão, o evento festeja os 75 anos da música Asa Branca e também os 80 anos de outro ícone nordestino, o baiano Gilberto Gil.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »