MENU

01/08/2022 às 20h18min - Atualizada em 01/08/2022 às 20h18min

Assembleia Legislativa confere título de cidadão maranhense ao advogado Gilson Ramalho

A entrega da honraria foi ontem no plenário da Alema, em São Luís

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
O advogado e atualmente juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Gilson Ramalho de Lima, é o mais novo cidadão maranhense, honraria outorgada pela Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), por intermédio do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PSB). 

Nascido em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, Ramalho recebeu a honraria ontem (01) pela manhã, durante cerimônia realizada no plenário da Alema, ao lado da mulher Janaina Reis, da filha Sofia, e de um grupo de amigos.

Embora nascido no Ceará, Gilson Ramalho cresceu foi em Imperatriz, onde desembarcou com os pais Francisco Feitosa e Maria do Socorro Lima, na década de 1970. Na cidade exerceu, antes de se formar em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz/), diversas atividades laborais, entre elas a de engraxate, assessor parlamentar e mais tarde professor.

Logo depois da graduação, com colegas da faculdade, fundou a firma Sodré Ramalho Lopes Roquete Advogados Associados, há 25 anos com atuação nas áreas empresarial, eleitoral, cível, criminal e trabalhista com uma efetiva atividade nos tribunais superiores. 

Paralela às atividades de escritório, foi conselheiro da OAB/MA, no triênio 2007/2009 e ainda presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção de Imperatriz, entre 2019 e 2021.

Sempre com destacada atuação, em julho de 2013 foi indicado pelo Conselho Seccional da OAB, juntamente com mais cinco colegas, para a vaga de desembargador, destinada à advocacia. Mesmo não alcançando a indicação final, Ramalho na época considerou o fato de ter chegado à lista sêxtupla uma grande conquista. 

O advogado também considerou um grande desafio na sua carreira jurídica o convite do então prefeito Sebastião Madeira para comandar a Procuradoria do Município. Com a reeleição do então prefeito, Gilson Ramalho passou oito anos à frente da advocacia geral da segunda maior cidade do Maranhão.

No dia 12 de janeiro de 2021 mais um marco na carreira de Gilson Ramalho: a posse como (juiz) membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria jurista. Integrou uma lista de três advogados de notável saber jurídico votada pelo Tribunal de Justiça e depois encaminhada para a escolha do presidente da República em obediência à Lei 4.737 (Código Eleitoral). O cargo tem a duração de dois anos. 

“Só tenho a agradecer ao deputado Marco Aurélio e à Assembleia Legislativa, por esta honraria. Agora, de fato e de direito, cidadão maranhense com muito orgulho!”, declarou o homenageado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »