MENU

01/08/2022 às 20h10min - Atualizada em 01/08/2022 às 20h10min

CGJ desenvolve plano tático em Imperatriz e Porto Franco

Equipe da CGJ durante visita estratégica para elaboração de plano tático na 1ª Vara de Porto Franco

Asscom CGJ
Foto: Divulgação: ASSCOM CGJ
 
Equipe da Coordenadoria de Planejamento Estratégico da Corregedoria prossegue realizando visitas estratégicas nas unidades judiciais do Estado, com objetivo de implementar plano tático para aprimorar a gestão administrativa, repercutindo na melhoria da prestação jurisdicional à população. A ação está prevista no Plano de Gestão da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) – Biênio 2022/2024.

No período de 25 a 29 de julho, a Equipe liderada pela juíza Tereza Nina, coordenadora de Planejamento Estratégico da CGJ, atuou junto à 1ª Vara da Comarca de Porto Franco e Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Imperatriz.

O plano tático é realizado em unidades judiciais com elevada taxa de congestionamento e baixa processual, a partir de relatórios emitidos pelo sistema Termojuris. O plano é elaborado em conjunto com juízes e servidores das unidades atendidas, possui proposta de mudanças ou acréscimos de rotinas padronizadas e fluxos processuais, com vistas à movimentação de processos e cumprimento aos comandos e mandados judiciais.

Segundo a juíza Tereza Nina, o plano tático é alinhado à Diretriz nº 1 do Conselho Nacional de Justiça, e “busca fornecer ferramentas para que as unidades judiciais possam aumentar a eficiência a partir do aprimoramento da sua gestão”, pontuou.

De acordo com a supervisora da Divisão de Projetos, Padronização e Rotinas da CGJ, Norma Diniz, dentre as etapas do trabalho presencial desenvolvido junto à unidade, está a identificação da matriz SWOT - pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades -, e o desenvolvimento do plano de ação. “Após o trabalho presencial, vamos acompanhando, de São Luís, o cumprimento do plano de ação e das tarefas indicadas, de modo que o acompanhamento da unidade atendida se torna permanente”, frisa a servidora.

Gabriela Antunes Macedo, secretária judicial da Vara da Mulher de Imperatriz, ressaltou que o plano tático da CGJ apresentou ferramentas essenciais para o desenvolvimento de atividades direcionadas, que certamente resultarão em maior celeridade processual da unidade. “Acredito que esse programa deveria ser estendido para todas as unidades judiciais do Estado. A nossa equipe está engajada, e nos próximos meses certamente cumprirá todo o plano de ação”, finalizou.

UNIDADES ATENDIDAS
A Coordenação de Planejamento Estratégico da Corregedoria, na atual gestão do corregedor-geral Froz Sobrinho, já atuou em diversas unidades. Esteve na 3ª Vara de Itapecuru-Mirim; Vara Única da Comarca de Anajatuba; Vara Única de Senador La Rocque; 1ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz; Vara Única da Comarca de Humberto de Campos; e em Timon na Vara da Família e 2ª Vara Criminal. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »