MENU

27/07/2022 às 19h06min - Atualizada em 27/07/2022 às 19h06min

Sistema de produção da mandioca é um dos temas do Festival Maranhense da Cachaça Cultura & Sabores

Flávia Bessa - Embrapa Cocais
Foto: Divulgação
 
Nesta quinta-feira, o Maranhão vai realizar a abertura oficial do maior evento do Norte e Nordeste da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira, cachaça maranhense: a primeira edição do Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores 2022, que ocorrerá no período de 28 a 30 de julho de 2022, no espaço Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís/MA. Lançado em 2019, durante o II Seminário Estadual da Cachaça Maranhense, o festival é uma iniciativa do Instituto Ecobio, do SindiBebidas e parceiros para impulsionar o mercado das bebidas maranhenses.

Na programação, além de negócios, capacitação, gastronomia, cultura, entretenimento e lazer, a pesquisa técnico-científica sobre a cultura da mandioca no estado, liderada pela Embrapa Cocais, que participará do III Seminário estadual da cachaça maranhense, parte do Festival. Por meio de palestras e exposições, o seminário propõe discutir o cenário da cachaça e as perspectivas de novos negócios nas propriedades produtoras do Estado e comercialização da bebida.

A “Roda de Conversa: da terra ao copo – oportunidades de pesquisa no sistema de produção de mandioca e da tiquira” contará com a participação da pesquisadora Nelcimar Sousa (Embrapa Cocais), da professora Josilene Serra (Instituto Federal do Maranhão – IFMA) e do técnico Genilson Santana (Superintendência Federal da Agricultura no Maranhão – SFA-MA). A moderação estará a cargo da pesquisadora e chefe de transferência de tecnologia, Guilhermina Cayres (Embrapa Cocais).

Outra grande atração técnico-científica do seminário será o Dr. Mandioca, representado pelo pesquisador José de Ribamar Costa Veloso (Embrapa Cocais), reconhecido por ser referência na área e que fará atendimentos individualizados sobre “Boas práticas da produção de mandioca para fabricação da tiquira”. Os interessados devem comparecer nos dias 29 e 30 de julho, das 15h30 às 18h30.

O Seminário é promovido pelo Instituto Ecobio e Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão – Sindibebidas-MA, entidade filiada à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima), desenvolvido em conjunto com a Sagrima, SENAI, Sebrae-MA, Inagro e com apoio de mais de vinte empresas e instituições. Mais informações e inscrições pelo site festivaldacachacama.com.br  e [email protected] .

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »