MENU

24/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 24/10/2020 às 00h00min

Itinga é destaque no Programa Suzano de Educação e fortalece atuação com secretarias municipais de educação no Maranhão

Assessoria de Imprensa da Suzano
Foto: Divulgação
No início de 2020 a Suzano anunciou, como uma das suas metas de longo prazo, contribuir com o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% nos municípios prioritários. Desta forma, por meio do Programa Suzano de Educação, a companhia vem ampliando a sua atuação no estado por intermédio de um Arranjo de Desenvolvimento Educacional, formado por nove municípios da região. A iniciativa conta com o auxílio de profissionais especializados e atua, sobretudo, em dois eixos: apoio à gestão educacional dos municípios e mediante a participação social da família e comunidade na aprendizagem, o que tem gerado uma mudança significativa nas localidades onde o programa possui atuação.

No Maranhão essa estratégia tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento. O município de Itinga (MA), com uma população de aproximadamente 26 mil habitantes, é um bom exemplo dessas mudanças positivas geradas pelas iniciativas do PSE. Para atuar com a participação social, são utilizadas as redes sociais como ferramenta de comunicação e informação. Recentemente o grupo de Facebook do programa de Itinga alcançou a marca de mais de mil participantes, sendo o primeiro município do estado a conseguir esse engajamento online. A relevância dessas boas práticas foi reconhecida pela prefeitura municipal e pela Secretaria de Educação da cidade, o que, para a Coordenadora da área de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente Florestal da Suzano, Ana Paula Pulito, fortalece ainda mais a iniciativa. “Ficamos imensamente felizes com o alcance do PSE e enxergamos nessa evolução muito mais do que números. Para nós é um reflexo do crescimento da região e mostra que o resultado de envolver a comunidade nesses processos geram benefícios para todos. Queremos continuar seguindo em prol daquilo que acreditamos ser o grande pilar para um mundo melhor, que é a educação”, enfatiza.

Sobre o Programa Suzano de Educação
A atuação em prol da educação na região teve um marco ainda em 2019, com o desenvolvimento de ações e atividades estratégicas no município de Imperatriz com gestores escolares, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria de Educação e professores da rede pública. Ao todo, só no ano passado o programa impactou mais de 9 mil pessoas, incluindo, principalmente, educadores e estudantes do ensino público das zonas urbana e rural. Com o lançamento do Programa Suzano de Educação em 2020, as ações foram expandidas para oito novos municípios vizinhos, formando o Arranjo de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (ADE-MA). O principal objetivo dessa metodologia visa fortalecer a comunidade escolar, possibilitando a troca de experiências e de boas práticas de aprendizados entre os municípios. Fazem parte os municípios de Imperatriz, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu e Itinga do Maranhão.

Com a pandemia, o programa sofreu alterações nos métodos de aprendizagem: as atividades, inicialmente pensadas para o formato presencial, foram alteradas para o ambiente virtual e, a definição e priorização de desafios, foram inteiramente focadas no apoio e fortalecimento desses municípios. Em 2020, o programa teve como foco estruturar multiplicadores dentro das secretarias de educação para o compartilhamento de aprendizados e saberes, com a rede de educadores dos municípios. Atualmente, o PSE está presente em 28 municípios brasileiros, que compõem seis arranjos de desenvolvimento educacional.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »