MENU

22/07/2022 às 19h20min - Atualizada em 22/07/2022 às 19h20min

Curso ensina produtores de Alto Alegre a produzir farinha de melhor qualidade

Flávia Bessa - Embrapa Cocais
Foto: Divulgação
 
No último dia 21, a Embrapa Cocais realizou treinamento para produtores de farinha no Povoado Matinha, em Alto Alegre do Maranhão-MA. O objetivo foi ensinar técnicas de fabricação de farinha e boas práticas de higiene no processamento, produção e na manipulação do alimento. O evento teve como público-alvo técnicos e produtores rurais do município e de povoados próximos e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura do município e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP, Regional de Codó.

O pesquisador José de Ribamar Costa Veloso, da Embrapa Cocais, conduziu o processo de aprendizagem.  “Esses treinamentos são muito importantes, pois nos permite ensinar técnicas que fazem grande diferença na produção e qualidade da macaxeira e da farinha. Com isso, agrega-se valor ao produto e renda aos produtores do estado”, explica Veloso.

“O melhoramento da qualidade da farinha é essencial para que uma produção atenda mercados consumidores variados. Os produtores ficaram bastante satisfeitos com os conhecimentos adquiridos, pois perceberam que serão essenciais para alavancar a produtividade e a sua qualidade da sua produção”, diz Wildegard Lima, técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural - Agerp.

Para o engenheiro agrônomo Francisco Alves Soares, da Agerp, o curso de melhoramento da qualidade da  farinha foi exitoso e de fato capacita o produtor para agregar qualidade e valor ao seu produto. “Foram ministradas orientações de higiene e manuseio da massa de mandioca para produzir uma farinha com textura e sabor, ou seja, um produto diferenciado para conquistar mercado e gerar emprego e renda para família”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »