MENU

24/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 24/10/2020 às 00h00min

Desespero de Elenil mostra seu despreparo para administrar Araguaína

Candidato tenta enganar eleitores ao desvirtuar pesquisa e leva invertida da Justiça que manda retirar ataque do ar

Illya Nathasje
Elenil da Penha - Foto: Divulgação
O candidato Elenil da Penha que está perdendo as eleições por uma diferença sacramentada de 27 pontos percentuais, na sondagem de votos válidos, perdeu as estribeiras e o bom senso que deve nortear o respeito dos candidatos aos eleitores de Araguaína. O oposicionista levou ao Programa Eleitoral, sua tentativa de denegrir a pesquisa divulgada pela Fieto, entidade de grande relevância e serviços prestados ao Tocantins, inclusive, o de a cada ano eleitoral, contratar e divulgar pesquisas. Merece destaque o fato da entidade ter grande histórico de acerto nas eleições.

Para um analista político, mais que o desespero de querer transformar uma pesquisa válida e devidamente registrada em falsa, Elenil da Penha mostra despreparo para administrar uma cidade. Não é com mentiras que o candidato vai ganhar uma eleição. Esse comportamento de querer enganar os eleitores de uma cidade com o perfil de Araguaína só mostra o despreparo de quem pensa chegar ao poder a qualquer custo. Faltou com o respeito à verdade. Tudo tem limite., Certamente essa atitude, não é a melhor conduta para quem pensa em administrar sua comunidade, afirmou.  

Pernas curtas
Se a mentira tem pernas curtas como reza a sabedoria popular, a Justiça Eleitoral é célere em suas decisões e determinou que o candidato a prefeito Elenil da Penha (MDB) retire imediatamente do ar a propaganda eleitoral gratuita de bloco veiculada na televisão que ataca e busca denegrir a pesquisa Vetor/Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins). Na sondagem por votos válidos, Elenil perde por 27 pontos percentuais de desvantagem para Wagner Rodrigues, da coligação A Transformação Continua – 59% x 32%. A decisão da Justiça, expedida pela juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues no final da noite desta quinta-feira, 22 de outubro, atendeu pedido da coligação A Transformação Continua.

Acertos da Fieto
A agressividade demonstrada pelo candidato Elenil ao atacar a pesquisa da Fieto ignora até a história política do nosso Estado e seus resultados eleitorais. As pesquisas eleitorais contratadas pela instituição têm grande histórico de acerto. De 2014 até agora, todas as sondagens acertaram os vencedores nas eleições ordinárias do Tocantins. Em 2018, nas eleições municipais de Palmas e Araguaína em 2016 e na eleição estadual de 2014. Na maioria dos levantamentos, inclusive, o resultado numérico é idêntico aos das pesquisas, considerando a margem de erro.

Com relação a Araguaína, por exemplo, a última pesquisa contratada pela Federação na eleição de 2016 mostrava Ronaldo Dimas, então candidato à reeleição, com 32,1% dos votos totais (37,24% dos votos válidos). As urnas abriram com 40,72% para Dimas, portanto, dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais da pesquisa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »