MENU

21/07/2022 às 12h57min - Atualizada em 21/07/2022 às 12h57min

Defesa Civil informa que o atual nível do Rio Tocantins ainda não permite abertura oficial do verão 2022

O superintendente Josiano Galvão explicou sobre o nível do rio e a expectativa para que ele baixe

Islene Lima
Superintendência de Defesa Civil
Defesa Civil alerta sobre afogamentos, porões, correnteza do rio, entre outras medidas de segurança, aos banhistas que estão indo as praias mesmo com o rio cheio (Foto: Patrícia Araújo)

  
Visando uma resposta à população que está ansiosa pelo período oficial de veraneio 2022, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou uma coletiva de imprensa na praia do Cacau, para falar sobre os motivos que, até o momento, impedem da abertura das praias, que antes era previsto para acontecer no dia 16 de julho, como parte da programação de aniversário de Imperatriz.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, enfatizou mais uma vez que o rio está acima do considerado normal, impossibilitando a abertura do período oficial de veraneio. Ele destacou que o nível do rio atualmente está com 1 metro 40 centímetros, em média, abaixo de zero, ou seja, apesar de já ter diminuído bastante após o inverno rigoroso, ainda está alto para o período de julho, onde os bancos de areias já deveriam estar bem visíveis.

Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, em coletiva de imprensa nas proximidades da praia do Cacau. (Foto: Patrícia Araújo)

“Infelizmente nem tudo depende da gente, compreendemos que o calor pede uma praia, pede aquele peixe frito, se encontrar com os amigos, familiares, a tradicional quinta-feira, à noite, tudo isso nós sabemos que os imperatrizenses e turistas esperaram ansiosamente, principalmente após a pausa por conta da pandemia. Entretanto, seria uma irresponsabilidade muito grande da gente liberar as praias com o rio cheio, colocando em risco a vida das pessoas, por isso não foi possível a abertura oficial no dia 16 de julho”, destaca Josiano.

O superintendente destaca ainda, que toda a programação para o verão 2022 está pronta. Ele enfatiza que a estrutura, parceria com órgãos municipais, bem como Polícia Militar, Samu, salva-vidas, entre outras demandas importantes para que se faça um evento seguro e padronizado, aguardando apenas a baixa do rio Tocantins.

Nível do Rio Tocantins ainda não está seguro para banho. (Foto: Patrícia Araújo)

É importante frisar que a equipe da Defesa Civil, está em contato direto com os empreendedores tanto da praia do Cacau, quanto do Meio, levando todas as informações necessárias e técnicas, sobre o nível o rio.

“Além desse contato com os empreendedores, estamos solicitando todos os dias ao Consórcio Estreito Energia (Ceste), a previsão de baixa, e todas as informações necessárias para que possamos ter uma nova data para abertura das praias”, pontua Josiano.

Importante!

Aos banhistas que frequentam as praias, todo cuidado é pouco, principalmente com crianças e idosos. Muita gente está indo mesmo com o rio cheio, e no fim de semana o número é bem maior, diante disso, a Defesa Civil alerta sobre afogamentos, porões, correnteza do rio, entre outras medidas de segurança.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »