MENU

20/07/2022 às 18h49min - Atualizada em 20/07/2022 às 18h49min

Vila Nova dos Martírios e Itinga do Maranhão recebem Aula Magna do Programa Caminhos do Sertão

Os municípios encerraram o mês da jornada integrativa do programa

Lorena Guimarães e Carla Guerrero
Fotos: Divulgação
 
As aulas do programa de formação docente Caminhos do Sertão nas unidades avançadas de Vila Nova dos Martírios e Itinga do Maranhão aconteceram nos últimos finais de semana 08 e 09 e 16 e 17 de julho. Parte da jornada integrativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), as aulas foram ministradas pela vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco e pelo pró-reitor, professor doutor Allison Bezerra Nascimento.

Com o tema “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na região Tocantina do Maranhão”, os novos acadêmicos puderam conhecer parte da história da educação maranhense, sobretudo, na região Tocantina do Maranhão, onde está inserida a UEMASUL. A aula apresentou dados da região, como indicadores de avaliação da educação, renda e desenvolvimento social. 

Dentre as pautas da programação esteve ainda a apresentação da equipe de coordenação do Caminhos do Sertão e apresentação do plano pedagógico para os alunos das cinco turmas. O encontro durou dois dias em cada cidade e contou com a presença da gestão superior da UEMASUL, da coordenadora do programa, professora Diana Barreto, gestores locais, secretários municipais de educação e lideranças políticas da região.

A Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios alcançou o total de 164 matrículas e a Unidade Avançada de Itinga 159, divididas entre os cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, Geografia, Ciências Biológicas e Matemática. Durante os encontros, a reitora da UEMASUL, Luciléa Lopes Gonçalves, ressaltou sobre as dificuldades do processo de interiorização da educação superior no Estado e da importância da participação dos alunos para existência do programa e da intenção de expandir os Caminhos do Sertão para outras cidades.

“A UEMASUL é a primeira universidade do Maranhão que tem autonomia administrativa e financeira no interior do estado. Se nós quisermos que este estado se desenvolva, a educação superior tem que estar em todos os cantos. Pretendemos interiorizar a universidade cada vez mais, pretendemos estender esse projeto para outros municípios que serão nossos parceiros. E ainda vamos pensar outros programas e outros cursos para que os jovens saiam do ciclo da pobreza, por meio da educação”, ressaltou a reitora.

A coordenadora do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, relembrou a oportunidade que os alunos estão tendo em cursar o ensino superior de forma mais acessível. “Esse é o nosso diferencial, ninguém vai para Imperatriz cursar o ensino superior pois aqui mesmo em Vila Nova dos Martírios e Itinga terão esta oportunidade de estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. 

Caminhos do Sertão - O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado em quatro unidades: Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios, escolhidas estrategicamente para atender as regionais com oportunidades de acesso ao ensino superior.

No entanto a área de abrangência do programa Caminhos do Sertão inclui 22 municípios da Região Tocantina, sendo eles: Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Rocque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca. 

São beneficiados egressos do ensino médio e professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica, impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade. Nesta etapa foram ofertadas 800 vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »