MENU

14/07/2022 às 19h17min - Atualizada em 14/07/2022 às 19h17min

TJMA realiza 161 acordos na Semana do Divórcio Gratuito em Imperatriz

Durante a Conciliação Itinerante, cidadãos e cidadãs solucionaram questões pré-processuais referentes à divórcio

Ascom/TJMA
Agência TJMA de Notícias
O objetivo é estimular a pacificação social dos conflitos - Foto: Divulgação: Ascom/TJMA
 
Com o intuito de facilitar o acesso da população à Justiça e resolver conflitos de forma rápida, gratuita e efetiva, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) promoveu, de 4 a 8 de julho, a Semana do Divórcio Gratuito. Desta vez, a ação itinerante foi realizada em Imperatriz.

Durante o evento, a população solucionou, nas dependências do Centro Universitário do Maranhão - UNICEUMA de Imperatriz, questões pré-processuais (as quais ainda não foram judicializadas), referentes a divórcio.

O projeto é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, e coordenado pelo juiz Marcelo Oka, com vistas a estimular a solução consensual de demandas, por meio do diálogo, do acordo, da conciliação.

Esta edição do Projeto Conciliação Itinerante foi idealizada pelo coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Imperatriz, juiz Adolfo Pires da Fonseca.

RESULTADOS
Das 188 audiências designadas, 166 foram realizadas. O percentual de acordos concretizados foi de 96,99%, com um total de 161 conflitos referentes à divórcios, solucionados.

Um exemplo de caso atendido na ocasião, foi a realização de um divórcio consensual por videoconferência, por razão do requerente habitar em Imperatriz, e a parte requerida residir na Espanha. O acordo entre as partes, que já estavam separadas de fato desde 2008, foi homologado e assinado no mesmo dia da audiência, quinta-feira (7/7), pelo Coordenador do NUPEMEC, juiz Marcelo Elias Matos e Oka.

MAIS INFORMAÇÕES
O Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA está à disposição de magistrados, magistradas, servidores e servidoras, para dirimir dúvidas sobre a Semana Estadual da Conciliação. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail [email protected]; (98) 3198.4558 (WhatsApp Business).

Notícias Relacionadas »
Comentários »