MENU

14/07/2022 às 19h12min - Atualizada em 14/07/2022 às 19h12min

UEMASUL fecha parceria com prefeitura de Buritirana para transporte de alunos do programa Caminhos do Sertão

Os aprovados terão apoio em alimentação e transporte para a Unidade Avançada de Amarante

Ascom/UEMASUL
Foto: Assessoria de Comunicação - ASCOM
 
Buritirana - Na manhã da última quarta-feira (13), a coordenadora do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Diana Barreto, o Pró-reitor de Planejamento e Administração, professor José Sérgio e o assessor da reitoria, professor Moab César, estiveram na cidade de Buritirana em reunião com o prefeito, Tonisley dos Santos e o secretário adjunto de educação, Edmar Moraes Ferreira, para tratativas na busca de parcerias para o transporte dos acadêmicos aprovados no vestibular do programa para a Unidade Avançada de Amarante.

A coordenadora do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto fala da importância da parceria para garantir o sucesso do programa: “ficamos gratos ao prefeito Tonisley que, com sua sensibilidade, acolheu nosso pleito para que garantisse aos buritiranenses matriculados nos cursos do programa Caminhos do Sertão da UEMASUL, o apoio devido no que tange ao deslocamento e à alimentação para todos eles e todas eles na Unidade Avançada de Amarante. Essa parceria fortalece o Programa.”

Ao todo, foram 31 munícipes aprovados nos 5 cursos oferecidos pelo Caminhos do Sertão. A presença da UEMASUL nestes cenários contribui para diminuir as distâncias sociais e geográficas e universalizar o acesso ao ensino superior, promovendo a democratização do acesso à educação, pública e atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado. 

“A educação é tudo na vida do ser humano, e eu fico feliz em poder contribuir para o conhecimento dos alunos da nossa cidade. Desejamos que essa parceria com a UEMASUL na Unidade Avançada de Amarante possa beneficiar ainda mais a nossa cidade”, afirma o prefeito Tonisley dos Santos.

O secretário adjunto de educação de Buritirana, Edmar Moraes Ferreira, comenta que desde o início houve mobilização por parte do município para auxiliar os estudantes: “nós nos mobilizamos para auxiliar esses alunos desde a inscrição até a matrícula, e agora o município se compromete a oferecer o ônibus para locomover os estudantes até o local das aulas, e nessas duas primeiras semanas intensivas do início das aulas também iremos ajudar com a alimentação, para que eles possam permanecer e concluir esse curso de formação”, explica.

Caminhos do Sertão
Criado em 2018, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado (Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios), escolhidas estrategicamente para atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

A área de abrangência do Programa inclui, ao todo, 22 municípios da Região Tocantina. Além das cidades-polo, compõem as unidades avançadas as cidades de Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca.

O Programa Caminhos do Sertão oferta um total 800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »