MENU

23/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 23/10/2020 às 00h00min

Clayton Noleto fala sobre obras em andamento em Balsas

Secap
Secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto destaca obras na região de Balsas - Foto: Divulgação
Uma unidade de Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IE MA), melhorias no Anel da Soja e a construção da ponte de São Félix. Essas foram algumas das obras do Governo do Estado em andamento em Balsas citadas pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto em entrevista à rádio Boa Notícia nesta quinta-feira (22).

O Iema foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Sinfra e a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e conta com um orçamento de mais de R$ 13 milhões.  A unidade vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros. Com a nova obra, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2021, a cidade vai se consolidar como um polo de ensino.

O secretário mencionou a qualidade e importância da obra. “É um padrão das escolas técnicas dos Estados Unidos e que atende às vocações regionais, para fortalecer os elos produtivos com a qualificação de mão de obra. E já temos várias unidades dessas espalhadas pelo Maranhão”.

Sobre as obras do Anel da Soja, um conjunto de estradas por onde é transportada a produção de grãos do Sul do Maranhão, uma das maiores do país e que está recebendo mais um grande trabalho de recuperação nos pontos mais críticos e reconstrução de pavimento.

Na MA 007, são dois trechos com obras em andamento, do povoado Ouro ao Km 50 e do KM 50 ao povoado Batavo. Além de aquecer a economia com melhores condições de escoamento da produção, os 135 quilômetros de melhoramento na pavimentação garantem o direito de ir e vir dos moradores.

Já na MA 006, entre os trechos contemplados com trabalho de tapa buraco e melhoramento estão Arame a Grajaú, Grajaú a Formosa da Serra Negra e Formosa da Serra Negra a Fortaleza dos Nogueiras. Já entre Balsas a Alto Parnaíba e de Alto Parnaíba a Tasso Fragoso são realizados serviços de reconstrução de pavimento.

Paralelamente às ações emergenciais, está em licitação o processo de pavimentação para o trecho entre Balsas a Tasso Fragoso. A expectativa é que antes do final do ano seja emitida a ordem de serviço. Além disso, entre Tasso Fragoso a Alto Parnaíba estão sendo executados trabalhos de melhoramento.

Clayton lembrou que, enquanto isso, há um estudo de viabilidade já concluído para reconstrução total da estrada no valor de, aproximadamente R$ 1 bi, aguardando a aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional.

Em relação aos serviços da ponte sobre o Rio Balsas, no município de São Félix de Balsas, foi informado que estão na fase de construção dos blocos da fundação. Com 185m de extensão, a ponte é o único acesso à cidade e vai facilitar a mobilidade dos moradores.

Obras entregues
Há outras obras impactantes já realizadas pelo Governo do Estado, como a construção do Hospital Regional, que teve papel fundamental durante a pandemia causada pelo Coronavírus, reforma de escolas e 50 quilômetros de asfaltamento de ruas e avenidas.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »