MENU

05/07/2022 às 22h42min - Atualizada em 05/07/2022 às 22h42min

Grupo de balé do Tocantins apresenta 12 coreografias em Festival Internacional de Dança

Festival tem bailarinos e coreógrafos dos Estados Unidos, da Itália e da Polônia e 1.200 bailarinos de vários estados

Assessoria
Ensaio do Balé Popular do Tocantins - Foto: Mari Rios / Governo do Tocantins
 
O grupo de dança Balé Popular do Tocantins participará da 7ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, que terá início nesta quarta-feira (06/07), no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Os bailarinos vão mostrar criatividade e talento nas apresentações de danças urbanas, contemporânea, de jazz e danças solos livres e mostrar temáticas como a cultura brasileira, a quebradeira de coco e os caminhos que a dança apresenta para a transformação cultural, social e intelectual na vida dos alunos. O Balé Popular do Tocantins participará com 12 coreografias.

O professor coordenador do Balé, Jefferson Marques, destacou as aprendizagens e a interação durante a participação no evento. “Ressaltamos a vivência que os bailarinos terão em participar desse festival, onde eles terão a oportunidade de ver as apresentações de grupos representando o país inteiro. De manter o contato com outros professores internacionais, que ministrará cursos e aulas e que também farão parte da banca de jurados, o que será um olhar diferenciado sobre a dança no Brasil. Tudo isso será fundamental para o  crescimento dos bailarinos em todos os aspectos da vida”, ressaltou Jefferson.

GRUPO DE DANÇA
O Balé Popular do Tocantins apresentou no início de junho, o espetáculo Máscaras contando diversas histórias por meio dos movimentos. O espetáculo foi um sucesso de público com apresentações na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e no Teatro Sesc Palmas.

O grupo de dança é organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, e tem o objetivo de promover aulas gratuitas de dança para os alunos e descobrir talentos nas escolas.

FESTIVAL
O Festival Internacional de Dança de Goiás é uma realização do Studio Dançante e do Conselho Brasileiro de Dança, com apoio do Governo do Estado de Goiás. As apresentações competitivas serão compostas pelas modalidades de balé clássico de repertório e livre, dança contemporânea, jazz, sapateado, estilo livre, dança de rua e populares.

A premiação será no domingo, dia 10, e será em dinheiro para o melhor bailarino, bailarina, para a bailarina revelação, coreógrafo destaque e melhor grupo. E os bailarinos destaques adultos concorrerão a uma viagem seletiva Prix de Lausanne em Córdoba, na Argentina e a bolsa de estudos para Miami Ballet e Hartt School. Os organizadores destinaram recursos no valor de R$ 49 mil para as premiações.

O festival contará com a participação de bailarinos e coreógrafos dos Estados Unidos, da Itália e da Polônia, além dos 1.200 bailarinos representantes de diversos estados brasileiros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »