MENU

01/07/2022 às 13h52min - Atualizada em 02/07/2022 às 00h01min

Cumuruxatiba, no litoral baiano, é roteiro ideal para descansar, relaxar e curtir a natureza

Com pouco mais de 4 mil habitantes, Cumuruxatiba, carinhosamente apelidada de Cumuru, é um paraíso tropical que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes.

SALA DA NOTÍCIA Priscilla Kopke
Cumuruxatiba, no litoral baiano, é roteiro ideal para descansar, relaxar e curtir a natureza

 Com pouco mais de 4 mil habitantes, Cumuruxatiba, carinhosamente apelidada de Cumuru, é um paraíso tropical que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes.

“Onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa” é o slogan que a comunidade define para Cumuruxatiba, porque na sossegada vila o tempo realmente parece que passa de forma mais suave. Mas não se engane, Cumuru tem muitas atrações, como a Rota da Água que oferece belas praias, passeios de barco, mergulho, paisagens exuberantes, falésias, coqueiros e riachos. Um dos roteiros são os passeios náuticos saindo de Cumuru, para observar as gigantes baleias jubarte em alto mar, entre os meses de julho a outubro. Outra experiência incrível é mergulhar em Abrolhos, podendo realizar mergulhos de snorkel ou scuba.

Cumuru tem também uma excelente culinária, roda de capoeira e forró na praça, travessia de bike, visitas ecológicas, e muito mais. Um mix perfeito que agrada a todo tipo de turista.

De acordo com a secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, as praias de Cumuru são os destinos mais procurados pelos turistas. Entre as mais famosas estão a Praia de Japara Grande, a Praia Barra do Cahy e a Praia de Corumbau. “Mas a vila também encanta com seu jeito bucólico, bares e restaurantes na beira da praia”, descreve. Dos passeios, temos na Rota da Terra a visitação no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Praias

A Praia Japara Grande, salienta Iracema, é a primeira de Cumuru para quem está vindo de Prado. “Recortada por uma paisagem deslumbrante de falésias, manguezal e o rio Japara. No centro de Cumuru a praia possui um fenômeno natural: durante a maré baixa o mar recua bastante, formando piscinas naturais, podendo caminhar quase 1km mar adentro, perfeito para uma caminhada. Quem quiser contemplar uma paisagem diferente, a opção é visitar o Mirante da Falésia, onde podem ser avistados o oceano e os recifes”.

A Barra do Cahy é, certamente, uma das praias mais bonitas de Cumuruxatiba, com falésias, coqueiros e o rio Cahy desembocando no mar. “A praia é deslumbrante e com importante valor histórico, geográfico e cultural. Em 2017, recebeu o título de 1ª Praia do Brasil”, esclarece a secretária de Turismo. Ela explica que, segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. “Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal e fez a primeira parada antes de ancorarem em Porto Seguro”.

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »