MENU

30/06/2022 às 20h07min - Atualizada em 30/06/2022 às 20h07min

Estudante maranhense vive experiência como Jovem Senador em Brasília

SECOM
Posse de Guilherme Carvalho Bilio de Sousa, 16 anos, do Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha, na cidade de São Domingos do Maranhão - Foto: Divulgação
 
A semana de Guilherme Carvalho Bilio de Sousa, 16 anos, estudante do Centro de Ensino Deputado Luiz Rocha, na cidade de São Domingos do Maranhão tem sido de muito aprendizado. O estudante maranhense tomou posse, na segunda-feira (27), como Jovem Senador, durante sessão solene, em Brasília, e vivenciará a rotina legislativa dos senadores até esta sexta-feira (1º).

“Esses dias aqui em Brasília no Programa Jovem Senador têm sido maravilhosos. Acompanhamos de perto como funciona o Poder Legislativo do nosso Brasil, apreciamos os monumentos da capital federal, como o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e outros monumentos importantes, além de adquirirmos mais conhecimento acerca da história do nosso país”, expressou Guilherme.

Ao todo, 27 estudantes foram selecionados, um de cada unidade da federação, e as propostas feitas por eles podem ser transformadas em projetos de lei. O tema da redação deste ano foi o bicentenário da independência do Brasil: “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

O trabalho dos jovens, que simula a atuação dos senadores da República, começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei e duas seguiram como Propostas de Emenda à Constituição (PECs). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »