MENU

28/06/2022 às 22h23min - Atualizada em 28/06/2022 às 22h23min

Abertura da 39ª edição dos Jogos Escolares movimentou a Beira Rio

Cerimônia foi na noite desta segunda-feira, com participação dos alunos inscritos e público que foi prestigiar o evento

Dema de Oliveira
Maratonista Dayana Fernandes acendeu a pira olímpica - Foto: Edmara Silva
 
Com o lema: “esporte acolhe, esporte inclui, esporte transforma”, foi aberta a 39ª edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEI’s 2022). A cerimônia foi realizada na noite desta segunda-feira (27), na concha acústica da Beira Rio.

Uma noite marcada por envolvimento, realização de sonhos e incentivo ao desporto escolar. Assim foi marcada a abertura dos JEI’s 2022, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) e Educação (Semed). Os Jogos Escolares de Imperatrizenses foram retomados depois de dois anos sem serem realizados, devido à pandemia do Covid-19.

A cerimônia de abertura foi iniciada com a entrada de alunos/atletas carregando os pavilhões do Brasil, Maranhão, Imperatriz e dos JEI’s 2022. Perfilados, todos ouviram o Hino Nacional Brasileiro.

Houve o acendimento da pira olímpica, que esteve a cargo da maratonista Dayana Fernandes, uma das atletas de Imperatriz mais premiadas. Entre os alunos que conduziram a tocha olímpica, esteve a paratleta Emylle Vitória, da 9ª série do ensino fundamental da escola Tiradentes, localizada no bairro da Caema. Ela vai competir no atletismo (arremesso de peso). “Estou muito animada, feliz por estar aqui, representando todas as pessoas que têm deficiência, cadeirante. É uma emoção muito grande estar aqui, estou muito emocionada”, disse.

O secretário da Sedel, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, declarou abertos oficialmente os Jogos Escolares Imperatrizenses.

O secretário da Semed, José Antonio Pereira, destacou que a gestão do prefeito Assis Ramos, pela primeira vez em 39 anos, fez a distribuição de uniformes esportivos gratuitamente. “Isso veio dar ânimo aos atletas, para uma participação mais eficaz, contribuindo na educação e na competitividade do esporte. Esperamos que vários desses nossos atletas se classificam para os Jogos Escolares Maranhenses, que também daremos total apoio, para que esses atletas venham competir e quem sabe se tornarem de alta performance”.

Na parte final da cerimônia, aconteceram apresentações das quadrilhas do povoado Petrolina, zona rural de Imperatriz e Arrasta Pé, também de Imperatriz, campeã de 2022 do Arraiá da Mira. O show com o cantor imperatrizense Wellington Tigrão encerrou a festa de abertura dos JEI’s 2022.

Neste ano, mais de 120 escolas em um universo de 7 mil alunos participam da competição. As disputas com as modalidades coletivas: futsal, handebol, basquete, futebol de campo, fut 7, voleibol, queimada e futebol de areia, iniciaram desde a manhã de hoje.

As autoridades que compuseram a mesa, foram: secretário da Sedel, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa; da Semed, José Antonio Pereira, secretário adjunto da Sedel, Rodrigo Ramos Massessini, Vereador Roberto da Estrada do Arroz, representando o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, entre outras autoridades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »