MENU

27/06/2022 às 19h38min - Atualizada em 27/06/2022 às 19h38min

Governo realiza Programa Mais Saúde Animal em Imperatriz e contabiliza mais de 1,5 mil atendimentos

Assessoria
Mais de 1,5 mil atendimentos foram realizados com o Mais Saúde Animal em Imperatriz - Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, no sábado (25), a 14ª edição do Programa Mais Saúde Animal. Desta vez, os beneficiados com a ação, que resultou em mais de 1,5 mil atendimentos, foram os pets de Imperatriz e região. O programa, que promove ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva, ofereceu consultas gratuitas, doses de vacina antirrábica, testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina e triagem de outras doenças em cães e gatos.

“O Programa Mais Saúde Animal tem a finalidade de atender a população em geral para garantir a prevenção das zoonoses, como a raiva e a leishmaniose, que é o mesmo calazar. Nas ações que temos realizado, oferecemos consultas e vacinação para cães e gatos. Além disso, no ato da consulta, caso o animal apresente algum outro problema de saúde, o médico veterinário faz a prescrição do medicamento recomendado”, explica a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, veterinária e responsável técnica pelo Mais Saúde Animal, Celma Soares.

Em Imperatriz, foram realizadas 239 consultas em cães e gatos, aplicadas 1.125 doses da vacina antirrábica e realizados 150 testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina, totalizando 1.514 atendimentos.

De acordo com a gestora da Regional de Saúde de Imperatriz, Kelly Rocha, a ação foi muito bem recebida pelos donos de pets de Imperatriz e municípios vizinhos. “Essa é uma importante ação realizada pelo Governo do Estado, que beneficia não só os pets como também seus tutores. Pois, garantindo a saúde dos animais, estamos garantindo também a saúde de quem está diariamente com eles”, afirmou Kelly Rocha.

Os atendimentos foram oferecidos no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, localizado no Centro de Imperatriz.

Além de Imperatriz, as ações do Programa Mais Saúde Animal já beneficiaram pets dos municípios de Raposa, Alcântara, Arari e Pindaré-Mirim. Em São Luís, as ações beneficiaram os pets dos bairros do Cohatrac, em duas edições; Anjo da Guarda; Cidade Olímpica; Coroadinho; Cohab; Habitacional Turu; Bequimão e Bairro de Fátima.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »