MENU

23/06/2022 às 22h51min - Atualizada em 23/06/2022 às 22h51min

Congresso técnico define detalhes dos Jogos Escolares 2022

A abertura do evento esportivo acontece na próxima segunda-feira, às 17h, na Beira Rio

Dema de Oliveira
Congresso Técnico teve a participação de todos os professores - Foto: Dema de Oliveira/O PROGRESSO
 
A Comissão Organizadora dos 39º Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs-2022) e representantes de escolas inscritas, se reuniram na quarta-feira (22), no auditório da Escola Luiz de França (Ibadi), para o Congresso Técnico das modalidades coletivas. Foram definidas os detalhes das disputas.

A abertura do evento esportivo acontece na próxima segunda-feira (27), às 17h, na Beira Rio, e os jogos iniciam com as modalidades coletivas. São oito modalidades coletivas disputadas nos Jogos Escolares Imperatrizenses 2022, sendo eles: futebol de campo, fut 7, futsal, handebol, basquetebol, voleibol, queimada, beach soccer.

No Congresso Técnico foram definidos os locais de disputas. Elas acontecerão da seguinte forma: futebol de campo (IFMA e DNER), Fut 7 (Estádio Frei Epifânio e AABB), Futsal (Ginásio Pedro Rodrigues de Sousa – Parque Alvorada I e Nascimento de Moraes - Polivalente), handebol (Art Ceb), basquetebol (Escola Santa Teresinha), voleibol (Peniel), queimada (Barjonas Lobão) beach soccer (Governador Archer, Mané Garrincha e IFMA).

Quanto ao Congresso Técnico das modalidades individuais será realizado na próxima semana, tendo em vista que as disputas dessas modalidades esportivas serão entre 4 e 8 de julho. As modalidades individuais são: atletismo, badminton, capoeira, ciclismo, dama, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, peteca, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, xadrez, skate, taekwondo, xadrez. As categorias de disputas serão pré-mirim, mirim, infantil, infanto e juvenil (incluída nesta edição).

Estiveram presentes no Congresso Técnico o secretário de Esportes Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, e o adjunto Rodrigo Ramos Massessini; secretário de Educação, José Antonio Pereira, representado pelo Coordenador de Educação da secretaria, Sandro Medeiros; o coordenador dos JEIs 2022, Pedro Antonio Pereira; e Giorvanne de Pinho, da comissão organizadora.

Pedro Antonio Pereira, coordenador do evento, destacou a satisfação pelo resgate dos JEIs, depois de dois anos sem sua realização. “É no Congresso Técnico que começam os Jogos Escolares. E é uma grande satisfação estarmos fazendo esse resgate depois de dois anos suspensos”.

Sandro Medeiros, coordenador de educação física da Semed, que representou o secretário José Antonio Pereira, disse “que é uma data importante para a comunidade escolar, ainda mais com a união entre a Semed e Sedel para a realização desse evento sempre deu certo, para fortalecer o desporto escolar. Os secretários José Antonio e Luizinho não estão medindo esforços, com todo apoio da Prefeitura, por meio do prefeito Assis Ramos, para que essa retomada dos JEIs seja coroada de pleno êxito”.

Luiz Gonzaga Pereira de Sousa (Sedel), enfatizou que “Sedel e Semed estão trabalhando diuturnamente, visando esse grandioso evento. Só temos de agradecer o prefeito Assis Ramos, que tem olhado muito para o esporte em geral na cidade e não poderia ser diferente nos JEI’s”.

Inclusão
O número exato de escolas e aluno/atletas, será informado durante a abertura na próxima segunda-feira. Segundo o coordenador do evento, Pedro Antonio Pereira, além das escolas que foram inscritas, aquelas que normalmente participam, várias escolas do ensino fundamental menor procuraram a coordenação do evento.

Como o principal objetivo dos JEIs é a inclusão, escolas que não possuem professor de educação física não ficaram de fora e assinaram termo de adesão. Acadêmicos de educação física serão nomeados para acompanharem as equipes dessas escolas.

Vale lembrar, entretanto, que já passam de 120 escolas em um universo de 7 mil alunos/atletas, justamente o que foi previsto pela Sedel e Semed.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »