MENU

22/06/2022 às 22h18min - Atualizada em 22/06/2022 às 22h18min

Junina ‘Os Fei De Cun Força’ levanta bandeira da tolerância religiosa no festival de Araguaína

História do grupo começou com a primeira apresentação em uma igreja

Da Redação
AscomAraguaína
Grupo ensaia desde março - Foto: AscomAraguaína / Marcos Sandes
 
Na preparação para o Festival São João do Cerrado e com o tema “Fé... Todo Santo Dia”, a junina Os Fei De Cun Força é uma das quadrilhas que vai competir presencialmente nos próximos sábado (25) e domingo (26), no Parque Cimba.

O grupo faz parte da série de entrevistas com o objetivo de mostrar a história das quadrilhas e a expectativa para o evento.

Campeã no Pará, Encanto do Luar tenta vencer festival junino de Araguaína pela 1ª vez

A junina é composta por 38 pessoas entre dançarinos, produtores, coreógrafos, estilista, maquiadores e diretores. A história do grupo começou em maio de 2008, com a primeira apresentação em um evento da Igreja São Francisco de Assis, no Setor Urbano, em Araguaína.

A escolha do tema remete ao início e à bandeira que a junina faz questão de levantar aonde for: a tolerância religiosa. “Seja católico, evangélico, da umbanda, ou qualquer religião, queremos pedir respeito a todos, pois cada um tem sua fé”, explicou o diretor-geral e dançarino do grupo, Jofran Almeida Junior.

Retorno presencial
Com a pandemia, Os Fei de Cun Força não deixaram de se apresentar, de forma independente, se adaptaram ao formato live. Segundo eles, o digital não substitui a energia de um grande evento presencial. “Para a gente é uma alegria imensa e emoção está voltando com o São João do Cerrado presencial, porque quando fizemos as lives era diferente, não havia o público gritando e aplaudindo, era triste, um São João calado”, disse o diretor-geral.

Ensaios
O grupo se prepara para o Festival São João do Cerrado desde março e aumentou a frequência de ensaios com a proximidade do evento. “No começo, ensaiávamos nos finais de semana, depois passou para três vezes semanais e agora são todos os dias”, ressaltou Jofran.

Conquistas
As apresentações em festivais iniciaram em 2013, com a competição municipal. Quatro anos depois, a junina disputou o festival estadual. Em 2017, obteve o 3º lugar no São João do Cerrado. No ano seguinte, conquistou a mesma colocação no Arraiá da Alegria, na cidade de Tocantinópolis.

Em 2018, a junina foi campeã na modalidade “Casal Cangaço“, no São João do Cerrado. Em 2019 e 2020, foi vice-campeã na mesma modalidade do festival municipal. Os Fei de Cun Força já percorreu 12 cidades, sendo duas no estado do Pará.

Presença marcante
O grupo foi considerado, nos anos de 2017 e 2018, a junina que mais se apresentou no estado do Tocantins. “Além dos festivais, vamos em todas as escolas, igrejas e festejos que somos convidados, por isso temos essa fama de ser a junina que mais se apresenta. Têm anos que começamos as apresentações em junho e vamos terminar em dezembro”, finalizou o diretor Jofran.

Programação São João do Cerrado

Dia 25 (sábado)

20h – Apresentação das quadrilhas juninas / 23h - Show Cantor Carlone Alves / 01h – Show Forrozão Tropykália.

Dia 26 (domingo)
20h - Apresentação das quadrilhas juninas / 22h – Show Embalo do Forró / 00h – Show Forró Pegado e Bola da Guitarra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »