MENU

20/06/2022 às 07h18min - Atualizada em 20/06/2022 às 07h18min

A gestação é um momento especial na vida da mulher e pode ser ainda melhor se for dada atenção especial ao corpo

É uma fase de muita alegria, mas é preciso entender que a mulher grávida necessita de atenção extra.

Da Redação
GB Edições
A gestação é uma fase única na vida da mulher. É tempo de alegria e também de cuidados extras. A hidratação com produtos corretos é fundamental para manter a saúde da pele, principalmente da barriga e dos seios / Foto: GB Imagem
  
A gravidez é uma fase muito especial na vida da mulher. E para toda a família que fica na expectativa da chegada de uma criança. É uma fase de muita alegria, mas é preciso entender que a mulher grávida necessita de atenção extra. Mudanças importantes ocorrem tanto no corpo como na alma.

Uma dessas mudanças é aquela que ocorre com a pele, principalmente do rosto e abdômen.

As gestantes precisam ter cuidado redobrado com as mudanças provocadas na pele devido à “dança” de hormônios que ocorre durante a gravidez. As mais comuns são as manchas escuras no rosto, chamadas pelos médicos de melasmas, e as tão indesejáveis estrias no corpo. Além destes problemas comuns nas gestantes, há a questão de segurança no uso de produtos; poucos são aqueles que podem ser usados livremente. Para evitar inconvenientes, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda muita atenção aos rótulos das embalagens dos cosméticos, para verificar se algum componente da fórmula tem restrição a gestantes. Além disso, o uso de tinturas de cabelo também deve ser restrito nesta fase, pois não há dados científicos que garanta a segurança de uso em gestantes.



O aumento dos hormônios femininos, em particular a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da síntese da melanina (pigmentação da pele) e a síntese de colágeno (distensão da pele), predispondo ao aparecimento de estrias e manchas. Os melasmas, também conhecidos como "manchas de grávida" são bastante comuns, sobretudo nas mais morenas ou mais expostas ao sol. A prevenção com protetores solares e a redução da exposição solar é válida, mas não atua 100%, pois há um componente genético. O uso de clareadores ou procedimentos como o peeling somente devem ser realizados após o parto, ou a critério médico, informam especialistas na área.

Os cosméticos podem ajudar também na prevenção do aparecimento de estrias, pois auxiliam na redução ao dano do colágeno e promovem a hidratação da pele. No entanto, estes produtos atuam parcialmente, já que a estria na gestação é multifatorial e tem como causadores a predisposição genética, a idade mais jovem, a presença de hormônios e o ganho de peso.

Outra preocupação é quanto ao cuidado do uso de cosméticos pelas gestantes, pois as substâncias presentes em algumas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguínea. O risco dos cosméticos para gestantes é baixo, desde que sejam seguidas as recomendações do rótulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso. Assim não haverá risco para a segurança da mãe ou do feto.

No entanto, atenção extra deve ser dada aos chamados "produtos de uso profissional”, como tinturas e alisantes; eles são contraindicados, por não haver estudos científicos que comprovem sua segurança em gestantes. Produtos para tratamento de celulite, acne, manchas, também não são recomendados nesse período, pois a eficácia certamente será prejudicada. Reações alérgicas, entretanto, podem ocorrer como em qualquer pessoa, por este motivo o uso de novos produtos, ou de muitos produtos, deve ser avaliado e sempre sob a orientação médica.

A pele, principalmente do abdômen precisa ser muito bem hidratada. É sempre bom seguir a recomendação do médico que está cuidando da gestante que indicará o produto correto. Para esta fase os óleos geralmente são muito bem-vindos!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »