MENU

20/06/2022 às 06h30min - Atualizada em 20/06/2022 às 06h30min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Um Minuto

Depois de trabalhar com organizações como Spotify, National Geographic, Nike, PepsiCo, Sephora e ESPN, a escritora americana Juliet Funt reúne toda a experiência sobre gestão de tempo na obra “Um Minuto”. O livro é publicado no Brasil pela Editora Hábito e convida o leitor a fazer uma pausa estratégica em meio aos incêndios do dia a dia. A escritora, CEO da WhiteSpace at Work, empresa de treinamento e consultoria que traz à tona o potencial de corporações por meio da gestão de tempo, divide a obra em três partes: “A Cultura da Insaciabilidade”, “O Caminho de Acesso ao Espaço em Branco” e “Aplicação dos Princípios”. Juliet aponta a importância de uma pausa estratégica ao longo do dia, ajuda o leitor a identificar os “ladrões” do tempo e discute o papel atual do e-mail – segundo ela, a ferramenta tornou-se algo negativo na rotina profissional. Além de criar espaços em branco no trabalho, que nada mais são do que reservar tempo livre para o que realmente importa, a escritora destaca a importância de fazer o mesmo na vida pessoal. Segundo ela, são as pausas profissionais estratégicas entrelaçadas com a qualidade dos momentos pessoais que garantirão o equilíbrio entre um e outro. Se antes fazer uma pausa parecia impensável, com “Um Minuto” é possível entender os benefícios de interromper o fluxo de ações diárias para aumentar o desempenho, seja na área profissional ou pessoal. “Você verá como a pausa continua a expandir-se, surpreender e suprir. É o que desejo para você”, afirma Juliet no epílogo da obra. O livro tem 272 páginas.
 

Cérebro Ativo - Volume III

Lapsos de memória, dificuldade de concentração, raciocínio lento e desatenção são alguns dos sintomas mais comuns do envelhecimento cerebral, processo natural que afeta todas as pessoas em algum momento da vida. A boa notícia é que, assim como o corpo, a mente pode ser exercitada para ganhar vigor e agilidade. O terceiro volume da série “Cérebro Ativo”, lançamento da Matrix Editora organizado pelos neurocoachs Mauricio Bechelli e Fabrizio Bechelli, reúne atividades práticas com este objetivo. Elaborados pelos especialistas, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, neuropsicólogos, neurocoachs e pedagogos, os exercícios desta obra possuem diferentes graus de dificuldades e podem ser realizados de forma sequencial, para acompanhamento da evolução cognitiva, ou aleatória, com objetivo de divertir e gerar estímulos diários a partir dos desafios propostos. Comumente relacionado aos indivíduos de maior idade, o envelhecimento da mente se torna mais acelerado a partir dos 30 anos. As consequências desta condição são percebidas em todas as faixas etárias quando o cérebro não é estimulado regularmente. Por isso, a prática de atividades que desenvolvem as habilidades cognitivas deve entrar na rotina de quem deseja atenuar os efeitos da perda gradual de massa cerebral e da redução do desempenho neural. “Cérebro Ativo - Volume III” oferece aos leitores o que há de melhor quando o assunto é ginástica cerebral. Além de contribuírem para o aprimoramento das capacidades mentais, as dinâmicas desta obra favorecem o bem-estar emocional ao reduzir os níveis de estresse e ansiedade e elevar a sensação de autoconfiança, motivação, lucidez, êxito pessoal e independência. O livro tem 123 páginas.
 

Todo o Tempo do Mundo
Neste livro você encontrará uma descrição definitiva de como o tempo funciona para que possa aprender a controlá-lo sozinho. Esta é a primeira frase da introdução de “Todo o Tempo do Mundo”, escrito pela pesquisadora Lisa Broderick, graduada pela Stanford University, Califórnia, Estados Unidos, e possui MBA em Duke. A obra, prefaciada pelo professor e autor best-seller Don Miguel Ruiz, é publicada no Brasil pela Editora Latitude. Com base em leis quânticas da física e em teorias psicológicas, a autora divide o livro em duas etapas. Na primeira, propõe uma atualização da construção do tempo a partir de evidências científicas de porque ele não é algo puramente linear e imutável. A segunda metade é direcionada ao controle da experiência do tempo. Broderick ainda sugere práticas diárias para mudá-lo. Entre as sugestões está a reflexão matinal sobre “o que preciso fazer hoje?”; para ao longo do dia, a autora sugere a prática da percepção concentrada para permanecer no presente. Mais que explicar a teoria, Broderick relata situações em que foi capaz de esticar o tempo para chegar pontualmente ao destino planejado e como fez isso. Ela cita o livro “The Order of Time”, em que físico Carlo Rovelli aponta a comparação de Einstein sobre o tempo. Segundo ele, o passar dos segundos é como um elástico que se encurta e alonga de acordo com a velocidade ou proximidade a uma massa em relação a outro objeto. Conforme o leitor aumenta a habilidade de esticar e dobrar o tempo com auxílio do livro, ele descobrirá que desenvolver o relacionamento com o passar das horas é o segredo para criar a realidade desejada e viver uma vida sem limitações. O livro tem 200 páginas.
 

Gestão Ideal

Os pequenos e microempreendedores são os que mais sofrem com os reveses do mercado. Dados do Sebrae, divulgados em 2021, revelam que a taxa de falência é de 29% para negócios de microempreendedores individuais, 21,6% para microempresários e 17% para empresários de pequeno porte. Entre os maiores desafios para manter um empreendimento ativo estão a dificuldade de acesso ao crédito, falta de capital de giro e baixo número de clientes. No lançamento “Gestão Ideal”, publicado pela Editora Ideal Books, o CEO José Paulo Pereira Silva mostra como os novos empresários podem solucionar estes dilemas e evitar as estatísticas de fechamento. No comando do Grupo Ideal Trends, sediado em Orlando, nos Estados Unidos, José Paulo administra 35 empresas com clientes em 30 países. Sua experiência na gestão de pequenos e grandes negócios é a base deste manual para o sucesso de um empreendimento. A partir dos problemas enfrentados por Lucas e Bruna, personagens que simbolizam os desafios diários dos empreendedores com negócios físicos e virtuais, os leitores encontrarão caminhos para solucionar as próprias adversidades. Os fundamentos da gestão empresarial, as ferramentas e conselhos para atrair e manter clientes, as modalidades de pagamento disponíveis para a realização de transações comerciais e as estratégias para avaliar e vencer a concorrência são alguns dos temas abordados no livro. O CEO apresenta ainda o papel da gestão de pessoas para a prosperidade do negócio e as vantagens de manter uma empresa enxuta, que conta com um bom plano de gerenciamento de riscos. O livro tem 212 páginas.

Notícias Relacionadas »
Comentários »