MENU

17/06/2022 às 20h14min - Atualizada em 17/06/2022 às 20h14min

Governo do Estado realiza Programa Mais Cirurgias em três municípios maranhenses

SECOM
Foto: Divulgação
 
O Programa Mais Cirurgias realizou ações nas cidades de Lago da Pedra, Grajaú e Matões do Norte, durante esta semana. A estratégia do Governo do Estado é acelerar as cirurgias eletivas no Maranhão, devolvendo saúde e bem-estar aos pacientes. A previsão é que sejam realizadas 1.400 cirurgias oftalmológicas.

Em Lago da Pedra, as ações duraram quatro dias, com a triagem dos casos cirúrgicos no Hospital Regional Dr. Rubens Jorge. Nos dois primeiros dias, foram realizadas 358 cirurgias, sendo 241 de catarata e 117 de pterígio. A ação terminou nesta quinta-feira (16) com 700 cirurgias de catarata e pterígio.

“Estou muito feliz, realizei um sonho, estava doente de um olho desde 1994. Agora espero em breve estar totalmente recuperado, com fé em Deus e a ajuda de todos da equipe médica e dessa oportunidade por conta desta ação”, relatou José da Conceição Silva, morador do município de Lago dos Rodrigues, que foi submetido à cirurgia.

Na sexta (17), o Programa Mais Cirurgias aconteceu na Policlínica de Matões do Norte, das 8h às 16h, com triagem e cirurgias de catarata e pterígio. Para ser atendido, o usuário pode comparecer na unidade de saúde com documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

“Estamos levando o maior número de ações do Mais Cirurgias à população em diversas regiões do estado. É uma determinação do governador Carlos Brandão ampliarmos o alcance dessas ações, levando saúde e assistência a quem precisa”, afirma o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe.

Também na sexta (17) e no sábado (18), a cidade de Grajaú recebe a segunda etapa da ação realizada no Hospital Regional. As pessoas que serão submetidas aos procedimentos de catarata e pterígio já passaram pela primeira etapa de triagem que foi realizada no último dia 3 de junho. Estão agendadas 600 cirurgias.

“Nossa intenção é chegar a toda a população maranhense. Mapeamos municípios estratégicos para cada região para realização do Programa Mais Cirurgias, são procedimentos oftalmológicos, mas também em várias outras especialidades, garantindo assim a resolução de problemas de saúde de um maior público. Todas as nossas unidades estão acompanhando diariamente o quantitativo de cirurgias eletivas, como forma de diminuir o número de pacientes em fila. As nossas equipes estão empenhadas em proporcionar que as pessoas tenham uma vida mais saudável”, ressaltou Nara Torres, assessora clínica da EMSERH.

A Policlínica de Matões do Norte e os Hospitais Regionais de Lago da Pedra e Grajaú pertencem à rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde administradas pela EMSERH. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »