MENU

17/06/2022 às 20h11min - Atualizada em 17/06/2022 às 20h11min

Defesa de Mestrado em Sociologia aborda o movimento feminista em Imperatriz

Rafaela Pinheiro - UFMA
Foto: Divulgação
 
Foi transmitida na sexta-feira,10, às 10h, pelo canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Ciências de Imperatriz, a defesa de dissertação de Maria dos Remédios Brito, com o tema “Na Igreja, no Sindicato, na Universidade, na Rua: Os movimentos feministas no Portal da Amazônia”, com orientação da docente Vanda Pantoja e coorientação da professora Karina Almeida de Sousa. O trabalhou teve o objetivo de identificar os coletivos, as agendas e as conquistas das militantes do movimento feminista na cidade de Imperatriz.   

O estudo teve por finalidade compreender as redes de sociabilidade das mulheres da cidade, que estão vinculadas aos grupos que se intitulam feministas ou não, mas contemplam a luta por igualdade de gênero, assim como conhecer as reivindicações, articulações de mulheres no contexto sociopolítico e histórico do movimento feminista e sua relação com a sociedade. A pesquisa também buscou identificar os efeitos e repercussão dessas mobilizações na rede de políticas públicas do município.  

O objeto de estudo da pesquisa foi militantes de movimentos feministas da localidade. Para isso, foram entrevistadas quatro mulheres protagonistas da luta pela igualdade de gênero da cidade: Maria da Conceição Medeiros Formiga, Conceição de Maria Amorim, Elicléia Dallo e Luciana Sousa Bastos, em que a pesquisadora buscou compreender, por meio dos relatos, o cotidiano delas e as suas opiniões sobre determinados aspectos de suas vidas, contextualizando a partir das lutas feministas.  

De acordo com Maria dos Remédios, o movimento de mulheres está surgindo em vários espaços dentro do contexto Imperatrizense, na Igreja Católica e também provenientes dos movimentos políticos, da militância sindicalista e de mulheres do contexto acadêmico de Imperatriz, conforme explicou a discente. Como resultado, a pesquisa mostrou que há um movimento forte e atuante na cidade, responsável por contribuir na implantação de políticas públicas para mulheres na área de saúde e segurança.

A orientadora Vanda comentou a importância e a contribuição do estudo para a sociedade de Imperatriz. “A pesquisa é pioneira na cidade. Dar visibilidade ao movimento feminista, às mulheres que estão à frente desse movimento e às conquistas do mesmo é muito importante”, afirmou.  

A banca examinadora da defesa de mestrado foi composta pelas professoras do PPGS Maria Mary Ferreira, Karina Almeida de Sousa e Amanda Gomes Pereira, com Emilene Leite de Sousa e Wellington da Silva Conceição como suplentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »