MENU

15/06/2022 às 20h01min - Atualizada em 15/06/2022 às 20h01min

Em Imperatriz, católicos celebram Corpus Christi nas paróquias

Comércio não funciona nesta quinta-feira; apenas serviços essenciais, entre os quais os de saúde, estão à disposição da população

Raimundo Primeiro
Jornal O PROGRESSO
Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz, acompanhado do padre Eliezer Cezar de Paiva, pároco da Catedral Nossa Senhora de Fátima - Foto: Divulgação
 
Ainda seguindo as orientações dos organismos de saúde, visando evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 16 de junho, o Dia de Corpus Christi, nas paróquias. 

FERIADO MUNICIPAL
Na cidade, o comércio não funciona hoje, pois é feriado municipal, conforme lei sancionada em 22 de novembro de 1985 (Lei Municipal nº 370). 

Agora em 2022, a festa tem como tema “Jesus, Vida e Esperança”, sendo que o roxo foi a cor escolhida.

Desde o lançamento, várias atividades foram realizadas, sendo a última, os passeios ciclísticos, ocorridos no final da tarde de sábado, 11/06, reunindo expressivos números de paroquianos e ciclistas, em suas respectivas paróquias, inclusive na Catedral Nossa Senhora de Fátima, localizada no Centro. 

“Momento de as famílias se encontrarem, se irmanarem”, conforme disse a reportagem de O PROGRESSO o vendedor Fabiano Andrade, 39, que estava acompanhado da esposa, Mônica Freitas, 32, e das filhas – Patrícia, 12, e Ana Carla, 10, anos.

COMPOSIÇÃO DOS KITS
Composto por blusa, bolsa sacola, porta vela, referência aos 170 anos da co-fundadora e padroeira de Imperatriz, Santa Teresa D’Ávila, os kits continuam venda nas paróquias, por R$ 35 reais. 

SOBRE AS PROCISSÕES
Haverá procissões nas trinta e três paróquias que formam a Diocese de Imperatriz, confirma Dom Vilsom Basso. 

SIGNIFICADO DE CORPUS CHRISTI
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, onde é conduzido, geralmente pelo bispo ou pelo pároco da igreja, o Santíssimo Sacramento. A procissão é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

ORIGEM DO CORPUS CHRISTI 
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »