MENU

15/06/2022 às 20h00min - Atualizada em 15/06/2022 às 20h00min

Movimento em Defesa das Vítimas será lançado pelo CNMP em 27 de junho

Da Redação
Secom PGR – Fonte: Secretaria de Comunicação Social do CNMP
Foto: Divulgação
 
O presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou, durante sessão plenária do CNMP, nessa terça-feira (14), o lançamento do Movimento em Defesa das Vítimas. O evento, voltado para membros e servidores do Ministério Público, será realizado em 27 de junho, a partir das 14h, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), e marcará o início de um trabalho de mobilização em prol da promoção integral das pessoas que tiveram direitos violados. “O encontro tem por objetivo trazer uma visão diferenciada para o tema, com foco no trabalho em rede e no aperfeiçoamento institucional, para garantir dignidade a todos os sujeitos processuais. Juntos, podemos trazer um novo olhar para a realidade de muitas pessoas e mudar o desfecho de inúmeras histórias”, explicou Aras.

Uma das convidadas será Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada pelo pai e pela madrasta, em 2008. Também participará do evento o ex-presidente da Associação dos Moradores do Mutange Arnaldo Manoel dos Santos, ligado ao caso do desastre geológico atribuído à extração de sal-gema em bairros de Maceió (AL). Outro nome confirmado é o da professora e psicóloga Arielle Sagrillo Scarpati, que ministrará a palestra Os Impactos da Violência: Conhecimentos Básicos para a Escuta e Acolhimento em Contextos Traumáticos. A especialista convidada é pós-doutora jr. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC e doutora em Psicologia Forense pela University of Kent.

Como parte da programação, será realizado o encontro do Grupo de Trabalho e do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas, equipes instituídas, no âmbito da Presidência do CNMP, para, respectivamente, elaborar ações voltadas a capacitação e qualificação de membros e servidores, e auxiliar no implemento da Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas, disposta na Resolução CNMP 243/2021. O evento de lançamento será híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ESMPU. 

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas - O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

O projeto, que vem ganhando corpo desde o início deste ano, tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »