MENU

14/06/2022 às 19h33min - Atualizada em 14/06/2022 às 19h33min

Assinada ordem de serviço para construção do aterro sanitário de Imperatriz

Solenidade realizada nesta terça-feira ficou registrada como um marco para a história da cidade

Léo Costa
Ascom
Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim recebeu o público que acompanhou a assinatura - Foto: Léo Costa
 
Com mais de 258 mil habitantes, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Imperatriz contará com o primeiro Aterro Sanitário público do Estado do Maranhão. A ordem de serviço para construção foi assinada nesta terça-feira (14), pelo prefeito Assis Ramos, e os secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fábio Hernandes.

“É uma grande conquista para nossa cidade, para o meio ambiente e para o nosso saneamento básico. Mas, essa conquista não encerra a nossa luta por uma cidade melhor, por um saneamento que realmente faça jus à condição do imperatrizense. Com esse aterro sanitário ganha não só a administração, mas sim a cidade como um todo. Nossos resíduos terão agora uma destinação correta e vamos finalmente acabar com o lixão que será revitalizado. O aterro vai ser construído e vai ser o primeiro aterro sanitário público do Maranhão e que vai servir de exemplo para todo o estado”, disse Assis Ramos

Além da implantação do aterro sanitário, o prefeito Assis Ramos acrescentou que outro compromisso de sua gestão é com o sistema de abastecimento de água e esgoto de Imperatriz.

“Estamos em uma batalha pra trazer também uma empresa que cuide do esgotamento sanitário de nossa cidade, fazendo com que o imperatrizense tenha água em suas torneiras”, acrescentou.

O processo de implantação do Aterro Sanitário, encabeçado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), contou com a efetiva participação da Procuradoria Geral do Município (PGM), entre outras pastas e órgãos municipais.

“Essa data vai ficar na história de nossa cidade. Esse é um momento de gratidão. Agradecer a Deus pela conquista e ao prefeito Assis Ramos por ter confiado a mim essa missão. A equipe do meio ambiente e demais secretarias que foram fundamentais nessa conquista. Trata-se de uma conquista de Imperatriz e de toda região Tocantina por se tratar de uma obra que vai contribuir com toda região”, informou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

“Para instalação do aterro sanitário foram cumpridos todos os requisitos exigidos por leis e normas ambientais, incluindo os Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), realizado através do Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Imperatriz e a empresa Suzano.

“Esse é um momento histórico para a cidade de Imperatriz. É o momento da realização de um sonho de vários anos de algumas gerações de pessoas. Daqueles que acreditam na questão da sustentabilidade de meio ambiente e a Suzano não pode se eximir e nem deixar de fazer parte desse movimento no sentido da melhoria do nosso ambiente e da sustentabilidade dele. Ela como uma empresa e participante de um dos setores da sociedade nada mais correto, justo e certo do que se juntar aquelas forças que sempre estiveram nessa batalha por melhorar o meio ambiente de Imperatriz e tornar essa cidade uma referência pro Maranhão e a região nordeste”, disse o gerente executivo industrial da Suzano, José Ventura.

Com investimentos na ordem de R$ 10.713 milhões, o aterro sanitário será construído em uma área de 76.8874 hectares, na rodovia Belém-Brasília, quilômetro 4, na altura do povoado Lagoa Verde. A empresa vencedora da licitação para a execução da obra é a Tecnal - Tecnologia Ambiental em Aterros Sanitários Ltda.

“Assinada a ordem de serviço e a expectativa é que já possamos iniciar imediatamente a execução das obras do aterro sanitário do município de Imperatriz. Esse será o segundo aterro construído pela Tecnal no Maranhão, porém, sendo esse o primeiro aterro de natureza pública”, enfatizou o representante da empresa, Jefferson Ferraz.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Imperatriz contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual do Maranhão (MPMA), Câmara Municipal de Imperatriz, Caixa Econômica Federal (CEF), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Suzano S.A, entre outros.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »