MENU

14/06/2022 às 18h20min - Atualizada em 14/06/2022 às 18h20min

Sistema de produção de mandioca e farinha é tema de oficinas para técnicos e agricultores no MA

Da Redação
Ascom/Embrapa
Foto: Divulgação
 
Com parte de parceria entre a Embrapa Cocais e a Fundação Vale, nos dias 08 e 09 de junho, foram realizadas oficinas teórico-práticas sobre a cultura da mandioca e o processamento da farinha no Núcleo de Permacultura da Estação de Conhecimento de Arari. O pesquisador da Embrapa Cocais José de Ribamar Costa Veloso, da área de transferência de tecnologia, conduziu o processo de aprendizagem. O evento teve como público-alvo técnicos e produtores rurais do município.

No primeiro dia das oficinas, foi marcado por palestras sobre a cadeia produtiva da mandioca. Foram abordados temas como situação da mandioca no estado do Maranhão, sistema produtivo da cultura, macaxeira biofortificada, usos da manipueira, multiplicação rápida de manivas, uso de mandioca na alimentação animal, processamento e fabricação da farinha e higiene na fabricação do produto. No segundo dia do encontro foi realizada a parte prática da capacitação. O grupo passou por vivência em uma casa de produção de farinha na Associação de Moradores da comunidade rural Capim Açu. Foram abordados conhecimentos sobre técnicas da fabricação da farinha com mais qualidade e boas práticas de higiene na manipulação do alimento.

“Esses treinamentos são muito importantes, pois nos permite ensinar técnicas que fazem grande diferença na produção e qualidade da macaxeira e da farinha produzidas por agricultores no Maranhão. Com isso, agrega valor ao produto e renda ao produtor”, resumiu Veloso. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »