MENU

21/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 21/10/2020 às 00h00min

Câmpus Imperatriz passa por diversas obras em sua infraestrutura

Um novo prédio está em construção para o curso de Medicina

Alice Caroline
Ascom UFMA
Iinstalação de painéis fotovoltaicos para implantação de energia solar, na unidade Bom Jesus - Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, está passando por mudanças em sua estrutura. Nas duas unidades, Centro e Bom Jesus, são desenvolvidas ações de melhoramento dos câmpus, a exemplo de instalação de energia solar, construção de novos prédios, manutenção do Restaurante Universitário, reforma dos banheiros, entre outras.

Na unidade Bom Jesus, está em construção um novo prédio para o curso de Medicina. Nele haverá oito salas de aula, auditório, sala de conferência, laboratório de consultórios simulados, almoxarifado, sala de reunião e sala de professores, com previsão de entrega até dezembro deste ano, além da reforma dos banheiros e do Restaurante Universitário.

Na unidade Centro, está sendo implementado o reforço estrutural do prédio do curso de Jornalismo, revisão de iluminação e parte elétrica, bem como uma grande retirada de entulhos das antigas salas de madeira que foram demolidas há algum tempo, assim como a reforma dos banheiros.

As obras são realizadas por intervenção da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFMA. Recentemente, as unidades receberam a visita técnica do superintendente de Infraestrutura, Wener Santos, e do engenheiro civil Ygno Alliandro para o acompanhamento das obras locais.

O assessor de suporte técnico da manutenção predial do campus Imperatriz SINFRA-CSST, Leonardo Hunaldo, explicou que essas ações são relacionadas às demandas de manutenção predial, limpeza, segurança e bem-estar da Universidade. “Estamos adotando ações preventivas por meio de checklist semanal, visando minimizar a ocorrência de problemas, além de darmos maior celeridade nas solicitações. Tudo isso é possível graças ao módulo integrado da Sinfra utilizado atualmente, em que as requisições preventivas e corretivas são feitas totalmente via sistema”, minuciou.

Hunaldo afirma que algumas obras já foram concluídas, como a restauração da pavimentação de bloquetes, pavimentação da área do fundo da biblioteca da unidade Centro e a restauração da pavimentação de bloquetes e obra nos hidrantes da unidade Bom Jesus. Além disso, ele fala quais planos reserva para o futuro da UFMA: “Preparar Imperatriz, Balsas e Grajaú para se emanciparem com a melhor estrutura possível no projeto da nova federal do Maranhão; firmar parcerias com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais, e com as empresas da região; e a implementação de monitoramento por câmeras e pintura completa das duas unidades”.

O assessor de suporte técnico da manutenção predial mencionou que, na unidade Centro, o plano é construir um novo prédio — que já está em processo de licitação — e colocar mais rampas de acessibilidade. Na unidade Bom Jesus, a ideia é reforçar a estrutura do prédio principal, instalar bombas, mangueira para hidrante, reformar a quadra de esportes, entre outros.mencionou que, na unidade Centro, o plano é construir um novo prédio — que já está em processo de licitação — e colocar mais rampas de acessibilidade. Na unidade Bom Jesus, a ideia é reforçar a estrutura do prédio principal, instalar bombas, mangueira para hidrante, reformar a quadra de esportes, entre outros.

“Com essas ações realizadas pela Sinfra, no que diz respeito à limpeza, manutenção e segurança, temos por objetivo garantir a melhor estrutura possível aos discentes, docentes, técnicos e demais usuários, bem como reduzir os custos e tornar a UFMA ainda mais sustentável”, finalizou.

Relação de obras feitas em Imperatriz em 2020:
  1. Recuperação de vias da unidade Bom Jesus.
  2. Reforma dos banheiros do campus Centro.
  3. Colocação de hidrantes nas duas unidades
  4. Revisão das coberturas da unidade Centro
  5. Recuperação da biblioteca da unidade Centro
  6. Pavimentação atrás da biblioteca da unidade Centro
  7. Limpeza de áreas internas e externas das duas unidades
  8. Troca de luminárias por lâmpadas led das duas unidades
  9. A utilização do módulo infraestrutura no Sipac
10. Recuperação de forros da unidade Centro
11. Iniciada a revisão da parte elétrica da unidade Centro
12. Início da instalação de painéis fotovoltaicos para implantação de energia solar, na unidade Bom Jesus
13. Reinício das obras do prédio 3 do curso de Medicina, na unidade Bom Jesus
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...