MENU

10/06/2022 às 23h28min - Atualizada em 10/06/2022 às 23h28min

PF reprime trabalho escravo e crimes ambientais no Pará

Operação contou com apoio da Marinha do Brasil

Da Redação
Ascom-PF/PA
Fo0to: Divulgação
 
Belém/PA - A Polícia Federal deflagrou a operação Redentora 3, nesta quinta-feira. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Ilha do Marajó/PA. A ação é de combate a crimes ambientais e para liberar pessoas reduzidas a condição análoga à de escravo nos municípios paraenses de Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Anajás.

A investigação partiu de denúncias de que pessoas estariam sendo submetidas a trabalhos degradantes, sem condições de higiene, direitos trabalhistas, nem alojamento adequado, bem como a ocorrência de crimes ambientais nos locais alvos da operação. Por ter áreas de difícil acesso, a ação teve apoio de helicóptero da Marinha e viaturas da Polícia Federal para o transporte do efetivo até as fazendas.

Os investigados poderão responder pelo crime de reduzir alguém a condição análoga à escravidão, com pena superior a 12 anos, se forem confirmados menores de idade entre as vítimas; além das penas previstas na lei de crimes ambientais.

O nome da operação remete à Princesa Isabel, conhecida como A Redentora, por ter assinado a Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.

Essa foi a terceira operação Redentora em 2022 feita pela Superintendência da Polícia Federal no Estado do Pará.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »