MENU

10/06/2022 às 19h06min - Atualizada em 10/06/2022 às 19h06min

Unidades Regionais realizam Conferência Intermunicipal de Educação da Região Tocantina

Carlos Leen
Foto: Divulgação
 
O Fórum Estadual de Educação – FEE/MA, em parceria com as Unidades Regionais de Educação de Imperatriz e Açailândia, além da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão – SEDUC/MA, realizaram a Conferência Intermunicipal da Região Tocantina Maranhense – COMAE/2022. O evento durou três dias, entre 06, 07 e 08 de junho.

Cerca de 13 municípios da URE de Imperatriz e mais 4 municípios da URE de Açailândia estiveram participando do evento, que teve como tema este ano “Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, inclusiva, com Equidade e Qualidade Social.”

Em média, pelo menos 300 pessoas por dia participaram das atividades de trabalho da “COMAE Tocantina - Maranhense 2022”, que teve em seu dia de abertura a saudação da secretária de Educação do Estado, Leuzinete Pereira, e palestra-magna com o professor Clovis Marques Junior, que aprofundou o tema do evento utilizando os conhecimentos adquiridos em sua pesquisa de doutorado.

Durante seus três dias de atividades, a “COMAE Tocantina-Maranhense” possibilitou que os delegados pudessem elaborar e votar nas proposições feitas pelos Grupos de Trabalhos; um espaço aberto à comunidade educacional maranhense para discussão e proposições em defesa da educação pública.

A COMAE/2022 articula-se com a Conferência Nacional Popular (CONAPE/2022), a ser realizada em julho deste ano, sob a coordenação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), e com a Conferência Nacional de Educação (CONAE/2022), que será realizada em novembro de 2022, coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra Orleane Santana, em seu discurso de abertura saudou os presentes e refletiu acerca da temática proposta e a importância da defesa do Estado Democrático de Direito, como garantidor de uma educação laica, inclusiva, com equidade e qualidade social.

“As dimensões humanas, políticas, histórica, críticas, transformadoras da Educação são reconhecidas pela educação com qualidade social. Desta forma temos uma grande responsabilidade como educadores. Não é uma tarefa fácil e é muito bom sabermos que não estamos sozinhos nessa luta. E muito bom saber que termos um governador e uma secretaria que são sensíveis a isso, unidos como todos os nossos educadores”, afirmou a Profa. Dra. Orleane.

A COMAE 2022 ocorreu de maneira totalmente on line.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »