MENU

08/06/2022 às 22h23min - Atualizada em 08/06/2022 às 22h23min

Estelionatário aplica golpe do “contrato da soja” e compra trator agrícola de R$ 780 mil

Polícia Civil conseguiu recuperar o trator em poucas horas

Assessoria
Foto: Divulgação
 
Em uma ação rápida, um trator agrícola avaliado em R$ 780 mil foi recuperado pela Polícia Civil do Tocantins na noite desta segunda-feira (6), em uma chácara na zona rural de Palmas.

De acordo com o delegado Vinicius Mendes, o proprietário de uma empresa especializada na venda de máquinas agrícolas procurou a 2ª CAPC-TO com a informação de que uma pessoa, passando-se por produtor rural, teria ido ao estabelecimento comercial há cerca um mês propondo a comprar de uma máquina agrícola a ser paga com soja, que estava em consignação a prazo em uma multinacional cerealista.

O estelionatário teria apresentado um contrato falso de compra e venda de soja entre sua suposta fazenda e uma multinacional, afirmando que teria direito a receber supostamente, no final deste mês, importância equivalente a máquina agrícola que desejava comprar, propondo-se a passar os direitos creditícios à empresa especializada na revenda de máquinas.

Com essa proposta, a revendedora de equipamentos solicitou vasta documentação ao investigado, tendo ele apresentado todos os documentos pedidos. Ao buscar confirmação com a multinacional do crédito que o estelionatário dizia possuir, a empresa recebeu um e-mail confirmando as informações trazidas pelo falsário.

No final da manhã desta segunda-feira, o falsário, alegando pressa, solicitou a retirada da máquina agrícola afirmando que a levaria para a região de Pedro Afonso (TO).

Após a retirada da máquina da empresa, um dos funcionários desconfiou do e-mail e entrou em contato com a multinacional de grãos, descobrindo que toda a documentação apresentada seria falsa e que a empresa nunca manteve qualquer relação comercial com o adquirente da máquina.

A ação foi coordenada pela 2ª Central de Atendimento da Polícia Civil (CAPC), com o apoio de policiais da Central de Atendimento à Mulher (CAM- 24 horas).

Diligências
Descobrindo a fraude, o proprietário da empresa registrou a ocorrência dos fatos e os policiais civis passaram a empreender diligências no sentido de localizar a máquina. O trator foi encontrado em uma chácara situada próximo ao setor Araras II, saída para Taquaruçu, zona rural de Palmas.

No momento da abordagem, não foi encontrado nenhum responsável na chácara. Após a localização do maquinário, a perícia criminal e papiloscópica estiveram no local e realizaram os procedimentos cabíveis. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na empreitada criminosa.

Durante as diligências os policiais apuraram que há cerca de dois meses, na mesma chácara, foram localizados vários bovinos que também teriam sido produto de ilícito.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »