MENU

08/06/2022 às 18h37min - Atualizada em 08/06/2022 às 18h37min

Com consultoria do SENAI Maranhão, cachaça Vale do Açaí comemora registro junto ao MAPA

Localizada em Açailândia, a Cachaça Vale do Açaí, é a mais nova marca de cachaça artesanal registrada junto ao Ministério da Agricultura, Produção e Abastecimento

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
Da colheita e moagem da cana de açúcar, fermentação, destilação e o envelhecimento até chegar ao consumidor, a cachaça artesanal, uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, para ganhar o mercado passa não somente pelas etapas básicas de produção listadas acima, mas também por uma fase crucial, a obtenção de registro junto ao Ministério de da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que é o órgão responsável pela aprovação do produto que só depois deste aval pode ser produzido e comercializado.

O registro simboliza a aprovação das instalações da indústria para a produção e comercialização do produto, sendo uma etapa de licenciamento administrativo que habilita o estabelecimento a desempenhar as suas atividades, sendo verificadas a capacidade técnica e as condições higiênico sanitárias do estabelecimento. 

O processo parece ser simples, mas requer muitas adequações e estudos para ser aprovado junto ao órgão federal. Foi o que percebeu a Cachaça Vale do Açaí, localizada em Açailândia a cerca de 70 km de Imperatriz, que foi logo em busca de ajuda especializada, e encontrou por meio de consultoria prestada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA) via Sebraetc, todo apoio e suporte para o tão sonhado registro.

A consultoria durou cerca de dois anos, e teve atuação desde a implantação até a operacionalização do negócio de propriedade da empresária Domingas Valéria, que durante esse período, contou com auxílio para desenho de layout do estabelecimento, acompanhamento da construção, discriminação de equipamentos, acompanhamento do fluxo de processo, elaboração de documentos junto aos órgãos competentes, além de orientações referentes a produção.

O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, explica que a entidade além de se preocupar com a mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, também estar atenta as inovações e consultorias voltadas para os diversos segmentos industriais. “Nós trabalhamos como forma de favorecer o empresário e a sua competitividade junto ao mercado. E esta tem sido uma forte atuação junto ao Sebrae com consultorias voltadas para melhoria da produção, registro, entre outras, preparando o empresário para cumprir a legislação e obter sucesso”, afirma Arruda.

A cachaça Vale do Açaí, produzida em Açailândia, é uma cachaça envelhecida em barris de madeira no período de um a três anos. A fábrica possui estrutura para quatro destilações diárias, sendo possível a produção de 10.000 litros de cachaça por safra. Para isso, o empresário conta com cinco hectares de cana de açúcar, matéria prima utilizada no processo de fabricação da bebida.

“Foi de suma importância o trabalho realizado pelo SENAI e Sebrae para alcançamos esse resultado, e enfim, colocarmos nosso produto à disposição dos clientes.  É importante ir em busca de ajuda e aconselhamos a todos que façam isso, pois é crucial para sucesso e permanência dos negócios”, conta a empresária, Domingas Valéria.

E válido destacar, que o SENAI Maranhão, disponibiliza de consultorias voltadas para segmento não só de bebidas, mas de diversas áreas do setor industrial maranhense, entre elas: alimentos e bebidas, energias renováveis, desenvolvimento de novos produtos, melhoria de layout, cronoanalise de processos, rotulagem, lean manufacturing, entre outras.

A ação faz parte do projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima) - no qual o SENAI Maranhão faz parte do comitê gestor, juntamente com a FIEMA, Sindibebidas e Sebrae. Inclusive, outas atividades voltadas para o segmento, estão sendo alinhadas com o SENAI junto às unidades produtoras, como a qualificação de mão-de-obra através da capacitação em manutenção de caldeiras e formação de tanoeiros, além de consultoria em eficiência energética.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »