MENU

06/06/2022 às 22h35min - Atualizada em 06/06/2022 às 22h35min

Mais 150 famílias receberão títulos do Casa Legal nos setores Araguaína Sul e Esplanada

Beneficiado do Programa Casa Legal vibra durante cerimônia de entrega de títulos

AscomAraguaína / Ricardo Sottero
Foto: Ascom Araguaína / Marcos Sandes
 
Cerimônia de entrega do documento será na sexta-feira, dia 10, às 9 horas, na Praça CEU, no Araguaína Sul. Com essa ação, já são mais de 260 registros concedidos às famílias araguainenses.

Todos os registros são aprovados em cartório e garantem às famílias a propriedade do imóvel.

Na próxima sexta-feira, 10 de junho, mais 150 famílias araguainenses receberão os títulos do Programa de Regularização Fundiária Casa Legal, implementado em julho de 2021. O serviço é em parceria da Prefeitura de Araguaína com o TJTO (Tribunal de Justiça do Tocantins). Desta vez, os títulos serão entregues para os moradores dos setores Araguaína Sul e Esplanada. A cerimônia será a partir das 9 horas, na Praça CEU, no Araguaína Sul.

Até agora, o Casa Legal já beneficiou 113 famílias, todas do Setor Itaipu, ainda em dezembro de 2021. O secretário da Infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado, lembra que os títulos são concedidos após muitas reuniões e visitas para traçar o perfil socioeconômico das famílias.

“Todos os registros garantem a propriedade do imóvel aprovado em cartório. Isso permite que o dono possa fazer reformas ou negociar o bem com preço justo de mercado. Mas, mais do que isso, o nosso objetivo é garantir segurança e tranquilidade para todas essas famílias”, reforçou o secretário.
 
Modalidades do programa

O Casa Legal atende cidadãos que ocuparam áreas públicas e propriedades privadas invadidas até 2016. E funciona em duas modalidades: REURB-S e REURB-E.

O REURB-S é classificado como interesse social, por isso o beneficiário precisa ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) e deve receber auxílio financeiro de programa social, ou ter renda bruta familiar menor que cinco salários-mínimos mensais.

Já o REURB-E abrange pessoas com interesses específicos e que não se enquadram nos critérios do REURB-S.

Menos burocracia
Uma casa é considerada irregular quando o ocupante não é proprietário do terreno registrado em um cartório de registro de imóveis. O Casal Legal vem resolvendo essa situação diminuindo significativamente a burocracia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »