MENU

06/06/2022 às 20h24min - Atualizada em 06/06/2022 às 20h24min

Acadêmicos de Psicologia realizam atividades educativas com alunos da rede municipal de ensino

Assessoria de Comunicação/Universidade Ceuma Imperatriz)
Foto: Divulgação
 
Acadêmicos de Psicologia da Universidade Ceuma Campus Imperatriz realizaram, na última semana, a Semana do Brincar da Escola Municipal Princesa Isabel, com cerca de 224 alunos de 1º ao 5º ano. A ação, que envolve estagiários do curso, foi pensada em alusão ao evento, que ocorre anualmente na segunda quinzena de maio e tem por objetivo proporcionar brincadeiras entre crianças, familiares e educadores para auxiliar no desenvolvimento dos sentidos e no relacionamento entre as partes

Entre as brincadeiras em destaque, os alunos brincaram da corrida do saco, ovo na colher, estouro de balões e dança das cadeiras. 

Marcione da Silva Santos, preceptora do curso de Psicologia, é a responsável por supervisionar as atividades e esclarece como tem sido realizado o trabalho dos estagiários junto ao corpo escolar. 

“O estágio de Psicologia Escolar visa trazer os alunos à vivência da prática, ou seja, a reconhecer a importância do psicólogo no contexto escolar. Dessa forma, trabalhamos com atividades de Psicoeducação, além de atendimentos com os pais e responsáveis para identificar as necessidades das crianças. Cabe ressaltar que o psicólogo escolar não faz terapia e sim o mapeamento das demandas, para, em seguida, encaminhar ao setor responsável”.

Ela destaca ainda quais temas têm sido abordados nas palestras educacionais, que funcionam como pontapé inicial para o planejamento das atividades lúdicas. 

“Fizemos um plano de ação sobre assuntos importantes que julgamos ser fundamentais no debate com os estudantes, como bullying, abuso sexual, o respeito às diferenças, entre outros assuntos. E a partir daí, desenvolvemos ações educativas todas as terças-feiras, sempre pensando no bem-estar da comunidade”. 

Júlia Rodrigues Almeida é estudante do 6º período do curso de Psicologia e comenta que o estágio tem sido um desafio por exigir um maior cuidado e atenção com as crianças, envolvendo atividades lúdicas e atrativas. Além disso, a discente destaca o trabalho de identificação e conscientização feito com as crianças, como ocorreu no Dia da Conscientização do Abuso Infantil. 

“Está sendo uma experiência muito desafiadora, pois existe todo um trabalho relacionado à questão social, o que vai além da educação. O nosso público é totalmente variado, indo de 4 anos até os 11 anos, então realmente precisa haver um esforço maior no desenvolvimento de dinâmicas de fácil compreensão, aliadas à abordagem de assuntos mais sérios e delicados. 

A diretora interina da escola, Rosa de Sousa Holanda, não esconde a felicidade ao ver as crianças se divertindo com as brincadeiras e exalta a parceria entre escola e universidade. 

“É de grande importância contribuir junto com a universidade para proporcionar atividades de engrandecimento à proposta escolar, oportunizando atividades divertidas e benéficas à saúde das crianças. Todo esse trabalho desempenhado na Semana do Brincar e também no restante do semestre faz com que a escola cresça em todos os sentidos, tanto na parte curricular quanto no desenvolvimento da socialização entre as crianças 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »