MENU

06/06/2022 às 20h19min - Atualizada em 06/06/2022 às 20h19min

Equatorial Maranhão divulga Plano Operacional para o São João 2022

A Distribuidora preparou uma grande estrutura para atender as demandas de energia elétrica durante as festividades juninas do Maranhão

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Mais de 1000 profissionais estarão de plantão durante o São João - Foto: Divulgação
 
A energia elétrica é um item essencial para que os grandes eventos ocorram com tranquilidade. Por isso, a Equatorial Maranhão estruturou o seu Plano Operacional de São João 2022, para manter o fornecimento de energia com segurança e continuidade para toda a população durante as festividades juninas. O plano inicia no dia 02/06 e termina no dia 31 de julho, ficando em vigor durante todo o período de festividades oficiais.

 Ações de manutenção preventiva- A estruturação do plano começou bem antes do início das festas, com a realização de ações preventivas de manutenção, que ocorrem constantemente, e foram intensificadas com o objetivo de aumentar a confiabilidade das redes elétricas nesse período. Dentre essas ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores.

 Profissionais mobilizados durante o São João - São 1.096 profissionais mobilizados para conduzir o plano operacional, dentre engenheiros, técnicos, controladores, atendentes e eletricistas, que atuarão durante todo o período junino também para garantir o atendimento mais ágil às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica, sobretudo nos locais dos eventos juninos.

As equipes de plantão ficam posicionadas em pontos específicos da cidade, determinados estrategicamente para uma locomoção mais ágil em caso situações que possam ocasionar falta de energia. Elas ficam em contato contínuo com o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão e assim realizam os atendimentos necessários em menor tempo possível.

Além disso, a Equatorial ainda conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do COI.

 Segurança com a rede elétrica -  Nos arraiais é bastante comum o uso de bombinhas, rojões, fogueiras para aquecer os pandeirões e enfeites juninos como bandeirinhas e balões de papel. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede.

 Além disso, nesse período é importante redobrar a atenção no trânsito e evitar acidentes. Muitos deles ocasionam sérios danos às vítimas e causam também transtornos de falta de energia com quebras de postes em vias públicas. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

 Jamais realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de colocar energia elétrica em alguma barraca ou evento, é necessário solicitar uma Ligação Provisória de energia junto à Equatorial. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar) e apresentar os documentos juntamente com endereço completo e aguardar o prazo.

 Atendimento -  O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site  www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »