MENU

06/06/2022 às 19h08min - Atualizada em 06/06/2022 às 19h08min

Qual é o limite quando se quer mudar de vida?

Esse é o desafio proposto pela história da novela “Cara e Coragem” que estreia na Globo nesta segunda

Da Redação
GB Edições
Ítalo (Paulo Lessa), Clarice (Taís Araújo), Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) / Foto: Sérgio Zalis-RG
Nesta segunda entra no ar mais uma trama inédita, “Cara e Coragem”, na faixa global das sete da noite. Escrita por Cláudia Souto, a novela é uma comédia ambientada no universo dos dublês e pretende fazer o telespectador refletir sobre suas escolhas e até onde seria capaz de chegar para dar uma guinada na própria vida.

Os personagens principais são os dublês, Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado), e a empresária Clarice Gusmão (Taís Araújo). Em um determinado momento, a vida se encarrega de entrelaçar os caminhos dos três. No entanto, um acontecimento trágico mudará a situação: Clarice morre de forma misteriosa e é aí que entra em cena um quarto elemento: Ítalo (Paulo Lessa). Apaixonado por Clarice, Ítalo se juntará a Pat e Moa para juntos desvendarem o que realmente ocorria nos bastidores da siderúrgica administrada por Clarice, que é uma entusiasta dos avanços científicos e por isso incentiva o departamento da empresa dedicado à pesquisa, comandado por Jonathan Azevedo (Guilherme Weber), que desenvolveu uma fórmula secreta à base de magnésio. A descoberta revolucionária pode ser adotada tanto na medicina avançada para salvar vidas, quanto na indústria bélica para beneficiar a produção de armas, dependendo apenas de uma pequena modificação.

Segredos bem guardados e a existência de uma sósia permeiam a trajetória da empresária. Apesar da semelhança física com Clarice, a massoterapeuta Anita (Taís Araújo) é bem diferente no seu jeito popular e despachada de ser. E sua aparição pode ser a chave para decifrar inúmeras questões.

Coragem é coração em ação. E quando o assunto é coragem, Pat e Moa são referências dentro e fora dos sets de filmagem.  Os caminhos de Pat, Moa e Clarice se cruzam quando a empresária contrata os dublês para a missão de encontrar a pasta que contém a pesquisa sobre a fórmula secreta criada por Jonathan. Apesar do perigo da vida real, a dupla vê nessa proposta a chance de sair do aperto financeiro e conseguir conforto maior para suas famílias. Pat é casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) e mãe de Gui (Diogo Caruso) e Sossô (Alice Camargo). Já Moa é pai solo de Chiquinho (Guilherme Tavares) desde quando Rebeca (Mariana Santos) deixou a criança após a separação do casal.

Objeto desejado por muitos, a fórmula secreta mobiliza também o ambicioso Leonardo (Ícaro Silva), irmão de Clarice, que conta com a ajuda da amante Regina (Mel Lisboa), assessora de Clarice na SG, e com a parceria do empresário Danilo (Ricardo Pereira), todos com grande interesse comercial na descoberta e suspeitos de terem hackeado parte dos arquivos.

Equilibrar trabalho e família é missão árdua para muitas pessoas. Com Pat e Moa não é diferente. No começo da história, os dois dão expediente na Êxito Dublês, de propriedade de Armandinho (Rodrigo Fagundes). Na agência, também atuam Kaká Bezerra (Kaysar Dadour), dublê que gosta de disputar com Moa a escalação nos trabalhos de publicidade e comerciais, e Batata (Diogo Savala), assistente de Armandinho, que sabe que pode contar com Moa e Pat para os trabalhos mais arriscados.  

Casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia), um talentoso ilustrador e desenhista, Pat se dedica aos trabalhos como dublê, enquanto Alfredo é o dono de casa, que alterna os afazeres domésticos com o trabalho home-office. É ele quem cozinha, leva os filhos do casal, Gui (Diogo Caruso) e Sossô (Alice Camargo), para a escola, e arruma a casa. Pat nutre verdadeira admiração pelo marido e os dois se dão muito bem. 

Da mesma forma que a dublê é dedicada à família, Moa também se mostra um verdadeiro paizão de Chiquinho (Guilherme Tavares). Ele é apaixonado por Pat, mas não tem coragem de trair a amizade de Alfredo. Prefere não se declarar para a parceira e foca suas energias no trabalho e na criação do filho, desde quando Rebeca (Mariana Santos), a ex-mulher, deixou a criança com Moa após a separação do casal. 

A possibilidade de perder a guarda de Chiquinho é uma das poucas coisas que desestabilizam Moa. O dublê ainda conta com uma rede de apoio nos cuidados com o filho. O pai, Milton (Anselmo Vasconcelos), dono de uma padaria em Paquetá, e a tia Adélia (Ivone Hoffmann), guia de turismo também na ilha, dão suporte quando Moa precisa trabalhar. E é para tentar dar um alívio nas finanças e levantar uma boa grana, que Pat e Moa aceitam a proposta da empresária Clarice Gusmão.

O mistério em torno da morte de Clarice não é o único ponto de interrogação na vida da empresária. Independente e discreta, Clarice costumava ter hábitos e destinos desconhecidos. Era comum, por exemplo, escapar no meio da tarde durante o expediente na Siderúrgica Gusmão. 

Após a sua morte, nas investigações comandadas pelo Inspetor Paulo (Fernando Caruso) e, mais tarde, pela Delegada Marcela (Julia Lund), que assume o caso, começam a surgir relatos incoerentes sobre lugares frequentados por Clarice e um estilo de vida que não correspondia aos hábitos da empresária. Há, desde imagens de câmeras do elevador do prédio de Clarice até registros da filha de Martha (Claudia Di Moura) numa colônia de pescadores no entorno da Lagoa durante uma discussão acalorada com o pescador Samuel (Alejandro Claveaux). A confusão é causada pela existência de Anita (Taís Araújo), uma sósia de Clarice. E quando os noticiários da TV e Internet repercutem a morte de Clarice, a figura de Anita fica ainda mais em evidência. Pessoas que conheciam ou conviviam com a empresária se assustam com a semelhança física num primeiro momento, mas logo concluem que é um caso de sósias.

A verdade é que Anita guarda o principal segredo da história. Ele será desvendado ao longo da trama tanto pelos personagens quanto pelo público, num quebra-cabeça coletivo.

A fórmula de “Cara e Coragem” é boa. Além do enredo, ainda promete mostrar aos seguidores do folhetim um pouco dos bastidores da profissão de dublê. Outra questão atual que Claudia Souto levanta através da personagem Lou (Vitória Bohn) é o relacionamento abusivo, uma realidade na vida de muitas mulheres.

Tem tudo para agradar. Agora, é esperar e conferir.
 
Quem é Quem!
 
Pat (Paolla Oliveira) – Dublê de ação, Patrícia Lima, a Pat, é racional, pé no chão, divertida e corajosa. É casada com Alfredo (Carmo Dalla Vecchia), por quem tem grande afeto. Mãe de Sossô (Alice Camargo) e Gui (Diogo Caruso), ela mantém uma paixão secreta pelo amigo Moa (Marcelo Serrado).
 
Moa (Marcelo Serrado) – Dublê de ação, Moacyr Figueira, o Moa, é impetuoso, otimista e referência para os dublês profissionais. Em função da idade, o esforço físico no trabalho às vezes deixa dores pelo corpo, mas ele adora impressionar a sócia Pat (Paolla Oliveira), seu amor platônico.
 
Clarice Gusmão (Taís Araújo) – Presidente da siderúrgica da família, a SG, é justa e comprometida. Irmã de Leonardo (Ícaro Silva) e filha de Martha (Cláudia Di Moura), mantém um romance secreto com Ítalo (Paulo Lessa), seu ex-segurança.
 
Ítalo (Paulo Lessa) – Ítalo Santana é instrutor de parkour experiente e ex-segurança de Clarice (Taís Araújo), com quem viveu um romance secreto. Conhecido pela habilidade física e inteligência, une-se à Pat (Paolla Oliveira), Moa (Marcelo Serrado) e Rico (André Luiz Frambach) na Coragem.com, uma empresa de dublês, onde unem forças para tentar desvendar o mistério sobre a morte da mulher por quem era apaixonado.
 
Anita (Taís Araújo) – Massoterapeuta, é popular e despachada. Gosta de frequentar as rodas de samba da cidade e chama a atenção por onde passa principalmente pela semelhança física com Clarice (Taís Araújo), de quem é sósia. Tem um passado misterioso e esconde segredos sobre a noite da morte da empresária.
 
Leonardo Gusmão (Ícaro Silva) – Ambicioso, sonha com o controle da siderúrgica da família. Sempre invejou a posição da irmã Clarice (Taís Araújo), e é instável emocionalmente.
 
Regina (Mel Lisboa) – Assessora de Clarice (Taís Araújo) na SG, é alpinista social e manipuladora. Amante de Leonardo (Ícaro Silva), ela sonha que o empresário assuma a relação dos dois.
 
Danilo (Ricardo Pereira) – Empresário sem escrúpulos e ambicioso, é casado com Rebeca (Mariana Santos), por quem é apaixonado. Ex-melhor amigo de Moa (Marcelo Serrado), está em busca da pasta com a fórmula secreta e mantém negócios com Leonardo (Ícaro Silva).
 
Lou (Vitória Bohn) – Bailarina de dança vertical, Lou é filha de Olívia (Paula Braun) e meia-irmã de Pat (Paolla Oliveira), de quem se aproxima sem revelar sua identidade. Fruto de um relacionamento extraconjugal de Olívia com Joca (Leopoldo Pacheco).
 
Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) – Marido de Pat (Paolla Oliveira), pai de Sossô (Alice Camargo) e Gui (Diogo Caruso), Alfredo é ilustrador e alterna o trabalho home-office com os afazeres de casa.
 
Joca (Leopoldo Pacheco) – Pai de Pat (Paolla Oliveira) e marido de Nadir (Stella Maria Rodrigues), João Carlos, o Joca, é instrutor de tênis e mulherengo. Esconde de todos a sua outra família: Olívia (Paula Braun) e a filha Lou (Vitória Bohn).
 
Nadir (Stella Maria Rodrigues) – Mãe de Pat (Paolla Oliveira) e mulher de Joca (Leopoldo Pacheco), é caseira e dedicada à família.
 
Rebeca (Mariana Santos) – Ex-mulher de Moa (Marcelo Serrado), atual de Danilo (Ricardo Pereira), e mãe de Chiquinho (Guilherme Tavares), ela gosta de viver no luxo proporcionado pelo marido.
 
Jonathan (Guilherme Weber) – Pesquisador-chefe da Siderúrgica Gusmão. É o responsável pela descoberta da fórmula de magnésio e grande parceiro de Clarice (Taís Araújo), sua chefe e ex-mulher. Com a morte da empresária, Jonathan também teme pela própria vida e desaparece por um tempo.
 
Olivia (Paula Braun) – Bailarina e dona da companhia de dança vertical, é mãe de Lou (Vitória Bohn) e vive há anos um relacionamento às escondidas com o pai de Pat, Joca (Leopoldo Pacheco). A situação desgasta a relação com Lou, que não se dá bem com o pai exatamente pela condição de "escondidas" em que Joca as coloca em sua vida.
 
Renan (Bruno Fagundes) – Coreógrafo, vaidoso, perfeccionista, é namorado de Lou (Vitória Bohn), de quem exige muito na dança e nos ensaios. Explosivo, Renan mantém um relacionamento abusivo com a bailarina e costuma protagonizar cenas constrangedoras por causa do ciúme doentio.
 
Duarte / Bob Wright (Kiko Mascarenhas) – Faz-tudo da companhia de dança vertical e morador de Paquetá, Duarte finge ser o rico americano Bob Wright para desfrutar das festas e das altas rodas cariocas.
 
Jéssica (Jeniffer Nascimento) – Melhor amiga e confidente de Duarte/Bob Wright (Kiko Mascarenhas), é a única que conhece o segredo dele.
 
Ísis (Mika Makino) – Bailarina da companhia de dança vertical, invejosa, quer ser solista na companhia de dança, posto ocupado por Lou (Vitória Bohn). 

 

 1  Paolla Oliveira e Marcelo Serrado são protagonistas da história de “Cara e Coragem”, interpretando os dublês, Pat e Moa, respectivamente / Sérgio Zalis-RG;  Vitória Bohn está fazendo sua estreia na televisão em “Cara e Coragem”. Ela é a bailarina Lou que vive um relacionamento abusivo com Renan (Bruno Fagundes) / João Miguel Jr-RG;  Taís Araújo aparecerá nos capítulos iniciais de “Cara e Coragem” na pele da empresária Clarice Gusmão. A personagem morre misteriosamente, mas a atriz continuará na trama, interpretando Anita, uma sósia de Clarice / Sérgio Zalis-RG;  Na novela “Cara e Coragem”, Carmo Dalla Vecchia, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado interpretam um triângulo amoroso através de seus personagens, Alfredo, Pat e Moa, respectivamente. Pat é casada com Alfredo e não tem coragem de admitir que ama Moa; Moa ama Pat, mas também não tem coragem de assumir isso em respeito à amizade com Alfredo / Fábio Rocha-RG;  Os jovens atores, Diogo Caruso e Alice Camargo interpretam os irmãos, Gui e Sossô, que são cuidados principalmente pelo pai, Alfredo (Carmo Dalla Vecchia) / Fábio Rocha-RG;  Mel Lisboa está de volta à tela global interpretando a vilã Regina / João Miguel Jr-RG;  Cúmplices e focados em proteger a fórmula secreta, Ítalo (Paulo Lessa), Clarice (Taís Araújo), Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) são os personagens principais do começo da trama de “Cara e Coragem” / Sérgio Zalis-RG;  No enredo de “Cara e Coragem”, Ricardo Pereira é Danilo, um empresário ambicioso e sem limites que fará tudo para encontrar a fórmula secreta / Estevam Avellar-RG

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »