MENU

03/06/2022 às 18h07min - Atualizada em 03/06/2022 às 18h07min

Semana Mundial do Brincar estimula atividades lúdicas

Acadêmicas e acadêmicos do curso de Pedagogia participaram ativamente da programação que foi desenvolvida nos campi Açailândia e Imperatriz

Mari Marconccine
Foram realizadas palestras, oficinas, contação de histórias, danças e atividades lúdicas com participação de crianças das escolas municipais - Foto: Ascom/UEMASUL
 
As brincadeiras durante a infância são fundamentais para o estímulo cognitivo, para o processo do aprender a partilhar, a ter confiança, a desenvolver habilidades, favorecer o raciocínio, estimular a criatividade, a imaginação, a autonomia, o convívio social, dentre tantos outros benefícios.  Brincar é uma necessidade e um direito que devem ser praticados e respeitados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, somente 19% dos brasileiros acreditam que brincar e passear são atividades importantes para a criança de até três anos. As brincadeiras não são vistas como fundamentais para o desenvolvimento infantil.

A Semana Mundial do Brincar traz a sensibilização da importância do brincar nas comunidades. Em alguns municípios brasileiros, o direito ao brincar tornou-se política pública, com criação de lei específica. A lei da semana Municipal do Brincar já existe em mais de 30 cidades, em oito estados. Realizada pela Aliança pela Infância, o tema da Semana do Brincar deste ano é “Confiar na força do brincar”. O movimento Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer.

As atividades da Semana do Brincar ocorreram em escolas, instituições, universidades e demais espaços nas comunidades. Na UEMASUL, a programação da Semana do Brincar foi organizada e desenvolvida nos campi Imperatriz e Açailândia, por professores e alunos do curso de Pedagogia.

No Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia, as atividades foram desenvolvidas de 20 a 26 de maio. Foram realizadas palestras, oficinas, contação de histórias, danças e atividades lúdicas com participação de crianças das escolas municipais. 

No campus Imperatriz, as atividades foram realizadas de 27 de maio a 2 de junho. As ações do brincar voltadas para as crianças, estabeleceram relações importantes com os futuros professores e professoras.

A acadêmica Bárbara Gomes, do 2º período de Pedagogia falou sobre a experiência de participar das atividades. “A Semana do Brincar pra mim foi uma experiência incrível. Ver o quanto as crianças crescem com as brincadeiras, o quanto que elas aprendem. E podermos ser auxiliadoras delas neste momento, nós podemos sim, fazer a diferença na vida das crianças com a brincadeira”, afirmou.

Acadêmicas e acadêmicos do 2º, 5º e 8º períodos do curso de Pedagogia do campus Imperatriz, participaram ativamente das ações, formando uma grande parceria. “A universidade já faz essa proposta de trazer os discentes para as instituições de educação infantil para essa dinâmica de experiência com as crianças. Por acreditarmos que a criança se desenvolve brincando, e a partir do que nos orientam os documentos oficiais, que colocam a importância do desenvolvimento integral da criança, nós acreditamos também na força do brincar”, pontuou a professora Edilma Bandeira.

Será realizada ainda uma segunda etapa do projeto da Semana do Brincar nos dias 14 e 15 de julho, no campus Imperatriz, onde serão compartilhados os resultados das experiências do brincar por meio de exposições de artes feitas pelas crianças, palestras, mesas-redondas e exibição de documentário.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »