MENU

02/06/2022 às 22h52min - Atualizada em 02/06/2022 às 22h52min

Força tarefa vai coibir abusos e maus-tratos contra animais na cavalgada de Araguaína

Cavalgada é a mais organizada entre todas as cidades que possuem esse tipo de evento no Tocantins, Maranhão e Pará

Da Assessoria
Foto: SEAGRO / Juliano Ribeiro
 
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação contendo orientações destinadas à proteção dos animais e da população durante a Cavalgada 2022, que será realizada neste domingo (05) dentro da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara).

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Airton Amilcar, estabelece a exigência de comprovação de vacinação ou exames laboratoriais prévios de cada cavalo participante dos eventos, a fim de evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas entre esses animais.

Também visando o bem-estar dos cavalos, a orientação é de que sejam definidos os horários de início e término da cavalgada para evitar o esforço excessivo dos animais participantes e que eles recebam água durante todo o percurso. Além disso, ao fim do evento, os cavalos deverão ser encaminhados para locais salubres, seguros e providos de alimentação, dentre outras medidas.

Por fim, para manter a segurança das pessoas, o documento recomenda aos cavaleiros e amazonas o consumo moderado de bebidas alcoólicas nas comitivas.

Rede de fiscalização
Para fiscalizar o cumprimento das recomendações, foi criada uma rede composta pela Polícia Militar Ambiental, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Guarda Municipal de Araguaína, Fiscais Ambientais e Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe).

Expoara
A Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) – com o tema: “Transformando tradição em grandes negócios” será realizada entre os dias 02 e 12 de junho, no Parque Dair José Lourenço, em Araguaína, com shows, rodeio, cavalgada, palestras, exposição de gado de leite, Garota Expoara, Talentos da Terra, Fazendinha Cheiro de Roça e muitas outras atrações.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »