MENU

02/06/2022 às 17h37min - Atualizada em 02/06/2022 às 17h37min

SESI esclarece sobre a obrigatoriedade do eSocial e traz informações da plataforma SESI Viva+ a empresários imperatrizenses

A ação reuniu empresários dos mais diferentes segmentos industriais que foram alertados sobre a iniciativa do governo federal

Da Redação
Imprensa/Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
Em Imperatriz, o Serviço Social da Indústria (SESI/MA), entidade do Sistema  FIEMA, reuniu empresários dos segmentos industriais para esclarecer sobre a obrigatoriedade do eSocial, bem como apresentar a plataforma SESI Viva +, que auxilia as empresas a cumprirem as obrigações de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). A ação reuniu cerca de 24 indústrias que por meio de palestra foram conscientizadas sobre a alterações no eSocial, os principais impactos dessas mudanças para as empresas, prazo para envio e informações a serem enviadas, entre outras. 

 É válido ressaltar que a obrigatoriedade do eSocial começou a valer desde 2018. Primeiramente, para empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões e depois para empresas com rendimentos menores. Porém, o programa eSocial ainda gera muitas dúvidas para os gestores, que encontram dificuldades em lançar corretamente os dados na plataforma. 

 “O SESI está na vanguarda e é uma entidade pioneira quando o assunto é saúde e segurança no trabalho, por isso, não poderia deixar de apoiar as indústrias brasileiras nesse momento onde tudo é muito novo para o empresário que ao deixar de cumprir os prazos e exigências solicitadas pode sofrer sérios prejuízos”, destaca a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar. 

 Com essa finalidade e para auxiliar as empresas nesse momento, o SESI lançou desde 2018 e colocou à disposição dos empresários a plataforma SESI Viva +, que de maneira mais efetiva, transmite com precisão as informações em SST, e entre outras vantagens, oferta ainda  informações sobre indicadores de desempenho de segurança no trabalho e perfis de saúde e estilo de vida do trabalhador, indicadores que mais impactam no Fator Acidentário Previdenciário.

Os eventos em SST que devem ser informados pelas empresas são: Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210); Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220); e Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos (S-2240). Com unidades presentes em São Luís, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Caxias, o SESI conta com equipe especializada nesse tipo de demanda com médico do trabalho, engenheiro do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança. Porém, empresas localizadas em cidades que não contam com unidade do SESI, também podem ser atendidas por meio das clínicas credenciadas ou ainda deslocamentos das equipes.

SOBRE O eSOCIAL- De iniciativa do governo Federal, o programa que tem como objetivo centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados em um único sistema virtual. Estabelecendo assim uma nova forma com que as informações passam a ser prestadas. 

SOBRE O SESI VIVA +- O SESI Viva + fornece um sistema com programas legais parametrizados, conforme as exigências do governo federal, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. Entre os serviços ofertados pelo SESI, estão:

- Consultoria eSocial: oferecemos o suporte necessário para a empresa entender e implantar procedimentos para o cumprimento de envio;  

- Elaboração de documentos em SST de acordo com as Normas Regulamentadoras: PGR, PCMSO, LTCAT, PCR, PCMAT, laudo de periculosidade e insalubridade, entre outros; 

- Disponibilização de software para gestão em SST e envio ao eSocial; 

- Treinamentos em Normas Regulamentadoras (NR);

COMO AS EMPRESAS PODEM ADERIR A PLATAFORMA SESI VIVA +- As empresas interessadas devem procurar unidade mais próxima do SESI em sua região para mais informações. Também é possível entrar em contato com o Unimercado por meio do telefone (99) 99155-8086 ou ainda acessar o site do SESI  www.fiema.org.br/sesi.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »